Home‎ > ‎80 LIVROS QUE LI E GOSTEI‎ > ‎

DE VOLTA À ESTRADA REAL – Autor: Flávio Leão

VOLTAR

DE VOLTA À ESTRADA REAL – Autor: Flávio Leão


Uma viagem a pé pelas trilhas do século XVIII entre Rio de Janeiro e Ouro Preto”



Depois de percorrer - a pé - os 800 quilômetros da maior rota de peregrinação da Terra, o Caminho de Santiago de Compostela e de se dedicar a intensas pesquisas sobre as trilhas históricas do Brasil, Flávio Leão parte para o Rio de Janeiro, de onde vem - sempre a pé - até Ouro Preto, seguindo o rastro dos tropeiros do século XVIII.

O escritor Flávio Leão protagoniza hoje, na livraria da Travessa, noite de autógrafos de seu novo livro "Caminho do Ouro, Caminho do Mar". É o segundo mergulho do escritor e andarilho por natureza sobre os percursos que integram a Estrada Real.

"O que conhecemos como Estrada Real é um conjunto de três braços de estradas, sendo que cada um deles tem uma história e um tempo de acontecimentos diferentes um do outro. Eles apenas se convergem em Ouro Preto, mas as histórias de cada uma das vertentes dessa estrada, embora coerentes, são independentes", explica o autor.

"O caminho velho, vai de Paraty a Ouro preto. O caminho novo, 200 anos mais tarde, liga o Rio de Janeiro a Ouro Preto e, mais tarde ainda, criou-se um outro percurso de Ouro Preto a Diamantina. Cada um tem um motivo e um tempo. A minha intenção é fazer um livro para cada um desses braços. Agora, falta só o caminho de Ouro Preto a Diamantina", comemora Leão, também autor da obra "De Volta à Estrada Real".

Segundo o autor, a obra mescla pesquisa histórica, dicas para caminhadas de longa distância, e ainda relatos de sua jornada pelas cidades que compreendem o caminho.

"Normalmente, essas caminhadas de longa distância, viagens a pé, se transformam numa busca, envolvendo também o lado espiritual e místico. A ideia é ficar mais próximo da realidade daqueles aventureiros do século XVI, dos bandeirantes. Ao estar no século XXI fazendo a mesma coisa, consigo passar de forma coloquial essas sensações vivenciadas por eles, como passar por trechos de Mata Atlântica nativa, bruta", justifica, ressaltando que interessados em adquirir a publicação podem encontrar o livro nas livrarias ou pelo e-mail caminhodoouro@ yahoo.com.br.


Biografia de Flávio Leão - Flávio Leão é mineiro de Raul Soares, nascido em 1947. Se um adjetivo tiver de ser dado a ele, que seja andarilho. Foi andando pelos caminhos da vida que num dia de 1995 chegou, a pé, a Santiago de Compostela, lugar sagrado da Espanha e do mundo. Dali seguiu pelas aldeias e cidades portuguesas, até ganhar Lisboa. Retomando, começou a divulgar, em Minas, o que aprendeu por lá, com o apoio do Centro Cultural Brasil-Espanha.

Depois de muito estudar os caminhos que deram origem às Minas Gerais partiu, em 1997, para o Rio de Janeiro, seguindo dali, a pé, até Ouro Preto, pela antiga Estrada Real. A viagem, pioneira, deu origem à publicação, em 1999, do livro De Volta à Estrada Real, primeira obra editada no Brasil com este tema. Em 2000 percorreu, também a pé, todo o braço sudoeste da Estrada Real, desde Paraty até Ouro Preto, fotografando, entrevistando pessoas, recolhendo dados. É esta viagem o assunto deste livro. Em 2001 passou a viver na cidade do Rio de Janeiro, transferindo-se dali para Paraty, onde trabalhou, por dois anos, como guia de turismo. Nessa ocasião chefiou equipe de pesquisadores responsável pelo levantamento do Diagnóstico do Potencial Turístico da Estrada Real. Andar pelos caminhos da história, mergulhar em sua essência, absorver seus ensinamentos e dá-los a conhecer às pessoas. Esse é o seu trabalho. Atualmente - sempre procurando estar junto da Estrada Real - vive em Ouro Branco, Minas Gerais, onde ajudou a fundar, em 2005, a Academia de Ciências e Letras, da qual é presidente do Conselho Superior. (Transcrito da orelha do livro)


Opinião Pessoal: Um dos livros mais interessantes que já li, com escrita escorreita e pleno de muitas emoções. Recomendo!


Minha Avaliação: Imperdível! Nota dez!


VOLTAR