Home‎ > ‎80 LIVROS QUE LI E GOSTEI‎ > ‎

O NAVIO DE OURO – Autor: Gary Kinder


77 – O NAVIO DE OURO – Autor: Gary Kinder




Quase todo mundo já sonhou em encontrar um navio naufragado com milhões e milhões em ouro. Raros, porém, foram os que conseguiram realizar esse devaneio. O engenheiro americano Tommy Thompson foi um deles. Em 1989, ele recuperou os destroços do navio a vapor SS Central America, que naufragou em 1857 carregando toneladas de ouro escavado na Califórnia para ser guardado em cofres em Nova York. A tragédia deste navio e de seus passageiros e tripulantes, assim como a saga de Tommy em busca do tesouro, estão relatados neste livro. Uma narrativa empolgante que reúne elementos de drama e aventura, e inaugura a coleção Viagens radicais, dedicada a aventuras fantásticas e reais nos lugares mais inóspitos, exóticos e interessantes do planeta.


Sinopse: Em 1857, durante a grande “corrida do ouro” no Oeste americano, milhares de pessoas se deslocaram para a Califórnia em busca do metal precioso. Cerca de 500 deles retornavam para Nova York com tudo o que puderam minerar durante anos, num total de mais de 3 toneladas de ouro, além de grande quantidade de moedas recém cunhadas, as "Double Eagle".

Seu retorno era longo: a primeira etapa foi realizada com o vapor S.S. Sonora, que os transportou até a costa pacífica do Panamá; foram então transportados de trem até o porto de Aspinwall, no caribe panamenho. Sua última etapa seria realizada a bordo do S.S. Central América. Um grande vapor a rodas, com 85 metros de comprimento e que já havia transportado cerca de 1/3 de todo o ouro que fazia a rota do Panamá.

Durante um furacão, o Central América naufraga a cerca de 200 milhas da costa da Carolina do Sul.

Das 575 pessoas a bordo apenas 148 sobreviveram, em sua maior parte mulheres e crianças, resgatadas pelo brigue Marine.

Em 1987, a Columbus América Discovery Group, localizou o naufrágio a uma profundidade de mais de 2000 metros e, utilizando sofisticados equipamentos, conseguiu resgatar grande parte do tesouro.

Após grande luta judicial, apenas em 1999 pode dispor de sua parte do resgate.


Opinião Pessoal: Um livro maravilhoso, com porções generosas de História, aventura, heroísmo, intriga e alta tecnologia.


Minha Avaliação: Excelente conteúdo, leitura espetacular, um clássico de 24 quilates.