Home‎ > ‎80 LIVROS QUE LI E GOSTEI‎ > ‎

A CORRIDA SECRETA DE LANCE ARMSTRONG – Autor: Tyler Hamilton


A CORRIDA SECRETA DE LANCE ARMSTRONG – Autor: Tyler Hamilton



A Corrida Secreta de Lance Armstrong: Nos Bastidores do Tour de France: Doping, Armações e Tudo o Que For Preciso Para Vencer - O ex-ciclista americano Tyler Hamilton, que foi companheiro de time de Lance Armstrong, explica em um livro o sistema de doping dentro da equipe, especialmente a maneira como se abasteciam de EPO durante a Volta da França, segundo trechos de um livro publicados nesta quarta-feira pelo jornal britânico The Times.
Hamilton e Armstrong tinham “dois anos de vantagem sobre o que faziam os outros em termos de doping”, afirma o ex-ciclista da equipe US Postal no livro “In The Secret Race. Inside the Hidden World of the Tour de France: Doping, Cover-ups and Winning at All Costs” (Na Corrida Secreta. Dentro do Mundo Oculto do Tour de France: Doping, Disimulações e Vencer a Qualquer Preço).
Hamilton, de 41 anos, ajudou Armstrong em suas vitórias na Volta da França de 1999, 2000 e 2001, as três primeiras das sete obtidas pelo texano.
Ele acusa Armstrong de ter elaborado um sistema de abastecimento de EPO (eritropoietina) durante o Tour, com o auxílio de um jardineiro jovem chamado de “Philippe”, responsável por entregar o hormônio, chamado de “Edgar” no código secreto utilizado.
“Estávamos na cozinha de Lance quando ele explicou o plano: pagaria a Philippe para seguir o Tour com sua moto, levando garrafas térmicas cheias de EPO e um telefone pré-pago”, explica Hamilton, que já havia feito acusações e revelações similares ano passado em uma entrevista ao canal americano CBS.
“Quando precisávamos de Edgar (EPO), Philippe entrava na caravana do Tour para uma entrega expressa”, continua.
“Simples. Rápido. Uma ida e volta. Risco zero. Como medida de discrição, Philippe só abastecia os escaladores, aqueles com mais necessidade e os que desse mais retorno ao investimento: Lance, Kevin Livingston e eu”, escreve.
Armstrong foi expulso do ciclismo profissional no fim de agosto de 2012 pela Agência Americana Antidoping, que também retirou suas sete vitórias na Volta da França, por infringir as regras antidoping.

Sinopse: Este é um olhar profundo sobre o mundo do ciclismo profissional - e dos problemas de doping que cercam esse esporte e seu mais proeminente corredor, Lance Armstrong. O livro nos leva a fundo a um mundo obscuro, fascinante e surreal de médicos inescrupulosos, diretores de equipe sem limites, e atletas tão cegos pelo sucesso que fariam qualquer coisa para quebrar os limites necessários para vencer. O autor Tyler Hamilton já foi o mais fiel escudeiro de Lance, sempre limpando o caminho do amigo, até ser julgado culpado por doping e banido do esporte, quando conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Pela primeira vez, Hamilton expõe sua batalha em clínicas psiquiátricas, fala abertamente sobre as escolhas que tomou para conseguir competir a níveis internacionais, e relata a história de seu complicado relacionamento com Lance Armstrong.

Opinião Pessoal: O norte-americano Tyler Hamilton viveu o melhor e o pior que o esporte é capaz de proporcionar. Como ciclista, seu currículo era repleto de conquistas, entre elas a Volta da França e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Mas toda a fama e todo o reconhecimento – como tocar o sino na abertura do pregão da Bolsa de Nova York ou ser convidado para atirar a primeira bola em um jogo de beisebol do Boston Red Sox, por exemplo – escondiam um segredo nebuloso, revelado de forma surpreendente em 2012, quando Tyler lançou o livro “A Corrida Secreta de Lance Armstrong – Nos bastidores do Tour de France: doping, armações e tudo o que for preciso para vencer”, em parceria com o jornalista Daniel Coyle.
Na obra, Hamilton não só confessa que se dopou para conquistar seus principais títulos como conta com incrível detalhamento como funcionava o esquema profissional de dopagem no ciclismo profissional e principalmente na equipe US Postal, da qual fazia parte juntamente com o superastro Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour de France (a corrida de estrada mais importante do mundo) e, à época, um dos atletas mais influentes do planeta. Armstrong teve todos os títulos cassados, foi banido do esporte, perdeu patrocinadores e atualmente enfrenta uma série de processos na Justiça norte-americana.
Depois do livro, Tyler assumiu uma nova bandeira. Hoje viaja o mundo contando sua história e alertando tanto os novos como os experientes atletas para os riscos e os perigos do uso de substâncias e métodos proibidos no esporte.

Minha Avaliação: Cansado da pressão e de ser consumido pelas mentiras, Tyler resolve contar tudo. Segredos são venenos, acredita Tyler.
Leitura extremamente clara, agradável e objetiva, um dos melhores livros que já li! Nota dez!