Home‎ > ‎

Livros s/ o Cam. Santiago

10 LIVROS SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO QUE LI, GOSTEI E RECOMENDO


Creio que uma forma de felicidade é a leitura. (José Luís Borges, escritor argentino)





É extremamente natural e essencial a qualquer pessoa que pretende viajar para um determinado local, mormente se for ao exterior, que se informe através da leitura ou pesquisando na internet sobre o roteiro.
Agindo dessa forma, conheceremos a história das cidades por iremos transitar/visitar, suas atrações turísticas, monumentos, museus, etc..
Isto também se aplica ao Caminho de Santiago, onde existem vários ramais que guiam o caminhante até Compostela.
Assim, após a definição do percurso, o peregrino se depara com inúmeras dúvidas, questões que lhe invadem a mente, e o deixa estático, num campo de incertezas temporárias.
Porquanto, somente a condição física não é suficiente para torná-lo apto a realizar com sucesso tal desejo.
Sim, é preciso se preparar espiritualmente, mas no meu ponto de vista, um complemento imprescindível para alcançar seu objetivo, se chama: CONHECIMENTO!
Digo isto, porque quando me preparava para o primeiro Caminho, que ocorreu em 2001, uma boa parte de minhas pesquisas foi consumida na busca de informações e respostas para as minhas indagações levando em conta, sobretudo, experiências vivenciadas anteriormente por outras pessoas.
Minhas fontes de conhecimento sobre o Caminho de Santiago, mais especificamente ao Caminho Francês, foram complementadas com visitas a vários sites, blogs de peregrinos, expedição de e-mails e, por óbvio, o clássico meio de aprendizado: o Livro (nas próprias mãos).
Atualmente, os livros dedicados ao tema Caminho de Santiago são inúmeros e, nesse mister, acredito que existam mais de 200 títulos brasileiros.
Desses, seguramente eu li mais que 100 obras, somando dentre aquelas que adquiri em livrarias e ganhei de amigos ou garimpei em sebos.
Como já fui questionado sobre minhas preferências nesse quesito, e, na tentativa de orientação, ajuda e, até mesmo, troca de experiência com antigos ou futuros peregrinos, listo abaixo, os livros que mais me impressionaram, apondo minha avaliação pessoal no final de cada sinopse.
Boas leituras a todos!

O DIÁRIO DE UM MAGO – Autor: Paulo Coelho 

JUNTOS NO CAMINHO DE SANTIAGO – Autores: Odilon Juarez da Cunha Chaves e Isabel Cristina Araújo Chaves 

SANTIAGO DE COMPOSTELA – O MEU CAMINHO – Autor: João Fabris Júnior 

NO CAMINHO DE SANTIAGO – Edson e Denise Martins

CAMPO DAS ESTRELAS – Autor: Accacio de Oliveira Santos Junior  

O CAMINHO DE SANTIAGO – Autor: Sérgio Reis 

O CAMINHO DAS PEDRAS – Autor: Auro Lúcio Silva 

CONFISSÕES DE UM PEREGRINO – Autor: Roberto Fernandes 

VIA LÁCTEA – PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA – Autor: Guy Veloso

GUIA DO PEREGRINO DO CAMINHO DE SANTIAGO – Autor: Máqui