Home‎ > ‎Livros s/ o Cam. Santiago‎ > ‎

CAMPO DAS ESTRELAS – Autor: Accacio de Oliveira Santos Junior


CAMPO DAS ESTRELAS – Autor: Accacio de Oliveira Santos Junior

“Reminiscências místicas, afetivas e históricas do autor, que empreendeu a peregrinação a Santiago de Compostela no fim do 2º milênio.”




O autor classifica seu livro como reminiscências místicas, afetivas e histórias de sua peregrinação a Santiago de Compostela. Seria uma classificação correta, não fosse a humildade que permeia cada episódio, cada passo nesse caminhar. Ao mesmo tempo em que parece nos conduzir no mais recôndito nicho da sua alma de peregrino, o autor faz desfilar aos nossos olhos toda a beleza que há centenas de anos, milhares de almas contemplam ao longo do Caminho, convidando-nos a refletir sobre as vicissitudes humanas e a inexorabilidade do destino dos homens.

O autor nos revela esse fascínio pelo belo, confessa-nos seus sentimentos mais íntimos e seus medos mais secretos. O caminhar deste peregrino que sonha, escreve e se embevece diante das coisas simples e de situações nem sempre previsíveis é um convite a uma viagem que perpassa o mítico e o místico, interagindo com uma realidade longínqua, cujos primeiros passos surgiram talvez na Estrada de Emaús e adentraram os tempos medievais até chegarem aos dias contemporâneos. Estes nossos dias contemporâneos.

A visão peregrina do autor não deixa de ter um elo místico, todavia é, antes de tudo, uma peça poética sobre o caminho de Santiago. Rostos, olhos, falares, tudo vai ganhando dimensão vivida no relato emocionante do autor que procurou dispensar da narrativa os apelos religiosos, sem porém desprezá-los, para nos ofertar muito mais que um diário de viagem, para nos legar uma leitura vivificante, recheada de fatos históricos, de encontros e desencontros antigos e atuais, reunindo em seu texto pontos de vista equilibrados e de muito bom gosto.

Este livro de peregrino tem a facilidade de tornar cada um de seus leitores um peregrino, ainda que jamais tenha posto os pés nos sagrados e históricos caminhos para Santiago.

(Lelé Fernandes, Editor)



Opinião Pessoal: Uma obra muito bem redigida, pois o autor é advogado e foi professor universitário e Promotor de Justiça em São José do Rio Preto/SP, por vários anos, e relata a peregrinação realizada em 1998. O livro foi adquirido, por acaso, num sebo, e se revelou uma experiência gratificante, pois o texto é claro, emocionante, e contém inúmeras referências históricas sobre fatos e as cidades do Caminho.


Minha Avaliação: Muito Bom!