Home‎ > ‎Livros s/ o Cam. Santiago‎ > ‎

NO CAMINHO DE SANTIAGO – Edson e Denise Martins

NO CAMINHO DE SANTIAGO – Edson e Denise Martins


“É o testemunho vivido pelos autores, através de grande caminhada por 200 cidades, vilas e povoados, culturas de monumentos seculares, onde se vivencia cultura, religiosidade, lendas e misticismo acompanham a introspecção.” 




O Santo Milagre do Cebreiro 

Evocadora história do ano de 1300, conta que, em certa manhã de violenta ventania e temporal, chegou para assistir a missa no Cebreiro um pastor do vizinho povoado de Baixa Maior.

Era o único fiel que aparecera para a celebração, e o aborrecido monge encarregado refletiu sobre a burrice daquele indivíduo por sair de casa debaixo de tempestade para subir o monte, apenas por causa de um pouco de pão e vinho.

Inesperadamente, ao instante da consagração, as oferendas eucarísticas transformaram-se, verdadeiramente, na carne e no sangue de Cristo.

O fato foi logo conhecido e ultrapassou fronteiras.

Na tradição jacobeia, passou a ser o célebre "Santo Milagre do Cebreiro", tão difundido na Europa que dizem que o compositor Wagner nele se inspirou para a criação da ópera Parsifal.

(Texto extraido do livro "No Caminho de Santiago" de Edison e Denise Martins-Thesaurus Editora de Brasília Ltda-2001)



Opinião Pessoal: Conheci os autores no II Encontro Nacional de Peregrinos, realizado em Maceió/AL, em 2002, onde adquiri o livro, que relata as peripécias da peregrinação de ambos, realizada no ano de 1999. Trata-se de uma obra muito bem escrita, com um humor ferino, onde os acontecimentos cruciais dessa experiência vivificante foram descritos sob um prisma positivo e extremamente agradável. Gostei muito e recomendo.


Minha Avaliação: Excelente!