Home‎ > ‎

Cam. de Frei Galvão - 2020


2020 –CAMINHO DE FREI GALVÃO - 135 QUILÔMETROS


Aquilo que esperamos em nossas peregrinações não são as visões sagradas ou divinas, mas algo ainda mais miraculoso: a oportunidade de nos sentirmos diferentes da maneira como vivemos em casa, como se o ato de viajar para certo lugar do mundo nos conferisse o direito de deixar-nos mais felizes e mais vivos...” (Eric Chaline) 




A pandemia do “Covid 19” se encontrava em franca regressão, assim, novamente animado para visitar paisagens rurais, convidei meu amigo Vinícius para reprisar o Caminho de Frei Galvão, que eu percorrera há nove anos, pois, pelo que eu sabia, esse roteiro se encontrava ativo e, ainda, extremamente, bucólico.

Dessa forma, viajamos para São Bento do Sapucaí/SP, nos hospedamos na Pousada Vovó Hilda, adquirimos as Credenciais Peregrinas com o “Brinco”, o atual “Coordenador desse roteiro”, ao preço de R$20,00 cada uma, e no dia sequente iniciamos nossa caminhada.


Em São Bento do Sapucaí/SP, com o "Brinco" e o Vinícius, na véspera da partida para o Caminho.

HISTÓRIA DO CAMINHO DE FREI GALVÃO


Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, foi homenageado com uma rota de peregrinação que se localiza bem no coração da Serra da Mantiqueira, cuja inauguração oficial deu-se no dia 10/09/2007.

Ela foi idealizada e demarcada pelo Sr. Luiz Zingra, o fundador desse caminho.

O trajeto tem início no centro da cidade de São Bento do Sapucaí/SP, passa em Luminosa, distrito de Brazópolis/MG, e atravessa os municípios mineiros de Piranguçu, Wenceslau Braz e Delfim Moreira, até chegar ao bairro rural de Pilões, em Guaratinguetá/SP.

A caminhada é encerrada na Casa do Frei Galvão, localizada no centro de Guará, onde os peregrinos recebem as pílulas de papel com a oração do frei, e depois visitam a igreja de Santo Antônio, onde o santo foi batizado e celebrou sua primeira missa como sacerdote.

Dos 135 quilômetros a serem percorridos entre São Bento do Sapucaí e Guaratinguetá, apenas 20 quilômetros são em trechos de asfalto, os demais são em trilhas tradicionais, que em épocas passadas eram utilizadas por tropeiros para transporte de mercadorias.

O roteiro também pode ser percorrido por pessoas não católicas, que busquem um contanto mais direto com a natureza, posto que o trajeto apresenta em seu percurso excelsas belezas naturais, incluindo-se inúmeros rios e riachos de água cristalina, cujas nascentes localizam-se na Serra da Mantiqueira.

A demarcação do trajeto foi feita com setas azuis, e todas as informações concernentes ao mapa do percurso, estão contidas na credencial que o caminhante recebe quando faz sua inscrição, e que serão carimbadas e assinadas pelos donos das pousadas, onde os peregrinos pernoitarão.

Esse essencial documento contém, também, outras instruções importantes como a rota a ser seguida, quilometragem das etapas, o que se deve levar, onde comer e dormir, e, no final, dará direito a um diploma de conclusão do percurso.

Em São Bento do Sapucaí, atualmente, o “Brinco” é o Coordenador desse Caminho e fornece, em detalhes, as informações para se percorrer esse itinerário, podendo ser contatado pelo fone: +55 12 99755-3545 (Whatsapp)


Momento de intensa alegria, quando da chegada à Casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá. Com Vinícius, Shirley Sr. José Veloso e seu filho João.



CAMINHO PERCORRIDO ENTRE OS DIA 10 E 14 DE OUTUBRO/2020



PARA BREVE..  AGUARDEM...  EM CONSTRUÇÃO!!!