A HISTÓRIA DO CAMINHO DE FREI GALVÃO


A HISTÓRIA DO CAMINHO DE FREI GALVÃO





Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, foi homenageado com uma rota de peregrinação que se localiza bem no coração da Serra da Mantiqueira, cuja inauguração oficial deu-se no dia 10/09/2007.

Ela foi idealizada e demarcada pelo Sr. Luiz Zingra, o fundador desse caminho.

O trajeto tem início no centro da cidade de São Bento do Sapucaí/SP, passa em Luminosa, distrito de Brazópolis/MG, e atravessa os municípios mineiros de Piranguçu, Wenceslau Braz e Delfim Moreira, até chegar ao bairro rural de Pilões, em Guaratinguetá/SP.

A caminhada é encerrada na Casa do Frei Galvão, localizada no centro de Guará, onde os peregrinos recebem as pílulas de papel com a oração do frei, e depois visitam a igreja de Santo Antônio, onde o santo foi batizado e celebrou sua primeira missa como sacerdote.

Dos 135 quilômetros a serem percorridos entre São Bento do Sapucaí e Guaratinguetá, apenas 20 quilômetros são em trechos de asfalto, os demais são em trilhas tradicionais, que em épocas passadas eram utilizadas por tropeiros para transporte de mercadorias.

O roteiro também pode ser percorrido por pessoas não católicas, que busquem um contato mais direto com a natureza, posto que o trajeto apresenta em seu percurso excelsas belezas naturais, incluindo-se inúmeros rios e riachos de água cristalina, cujas nascentes localizam-se na Serra da Mantiqueira.

A demarcação do trajeto foi feita com setas azuis, e todas as informações concernentes ao mapa do percurso estão contidas na credencial que o caminhante recebe quando faz sua inscrição, e que serão carimbadas e assinadas pelos donos das pousadas, onde os peregrinos pernoitarão.

Esse essencial documento contém, também, outras instruções importantes como a rota a ser seguida, quilometragem das etapas, o que se deve levar, onde comer e dormir, e, no final, dará direito a um diploma de conclusão do percurso. 


Em São Bento do Sapucaí/SP, com o "Brinco" e o Vinícius, na véspera da partida para o Caminho.

Em São Bento do Sapucaí, atualmente, o “Brinco” é o Coordenador desse Caminho e fornece, em detalhes, as informações para se percorrer esse itinerário, podendo ser contatado pelo fone: +55 12 99755-3545 (Whatsapp)