Home‎ > ‎

Caminho de Inverno


2019 – CAMINHO DE INVERNO – PONFERRADA a SANTIAGO DE COMPOSTELA – 275 QUILÔMETROS


"O que é peregrinar? Peregrinar é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si. Quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo. É, sobretudo, abrir-se aos outros, encontrá-los. E se para encontrá-los é preciso atravessar os mares, então, peregrinar é partir até os confins do mundo.” (Anônimo) 





Antigamente, quando o inverno chegava e a neve cobria os Ancares e O Cebreiro, os caminhos ficavam soterrados e os peregrinos que se dirigiam a Compostela deveriam buscar alternativas em sua peregrinação.

Na atualidade, com albergues, GPS e gorotex, isto parece uma miragem, mas, na Idade Média, uma nevasca poderia trazer graves consequências às pessoas.

Assim, os peregrinos de toda a Europa que seguiam pelo Caminho Francês tinham duas opções: ou ficavam reclusos em alguma povoação, até o clima melhorar, ou, então, desviavam pelo sul e aproveitavam o cânion do rio Sil para adentrar à Galícia e chegar à cidade de Santiago de Compostela.

Desse modo, curioso e expectante em conhecer mais um milenar roteiro, percorri esse trajeto de 275 quilômetros a pé, em 9 etapas, e um pouco da experiência que nele vivi, conto abaixo: