Home‎ > ‎

Caminho de Santa Paulina


2019 - CAMINHO DE SANTA PAULINA – CAMBORIÚ/SC a NOVA TRENTO/SC (VÍGOLO) – 62 quilômetros 

A presença de Deus me é tão íntima, que me parece impossível perdê-la, e esta presença proporciona à minha alma, uma alegria que não posso explicar.” (Santa Paulina) 




Amabilíssimo, esse é o nome do roteiro sagrado “Caminhos de Santa Paulina”, em homenagem a santa “Amábile Lúcia Visintainer”, um dos caminhos mais lindos do Brasil e conta com o fato da Santa Madre Paulina ter caminhado por ele, em romaria, para festejos religiosos em Camboriú, em maio de 1899.

Além de seu cunho religioso, ele, também, é ecológico, rural, mistico, gastronômico, de observação e muita experiência.

Com, aproximadamente, 62 quilômetros de extensão e todo sinalizado por placas indicativas, perpassa por trechos de Mata Atlântica e de imigrantes italianos, perfeito para: peregrinação, caminhadas, cavalgadas e passeio de bike.

Além disso, a chegada ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, garante um diploma ao peregrino.

Tal roteiro, nominado a “Compostela Brasileira”, foi oficialmente inaugurado em 05/05/2018 e desde então eu tinha a intenção de percorrê-lo.

Estando em férias no sul do Brasil, mais especificamente, em Santa Catarina, não perdi tempo, fui conhecê-lo e um pouco do que vi, observei e descobri nesse roteiro, conto abaixo, inserindo algumas fotos do percurso.