Home‎ > ‎

Caminho Pro Interior - SP


2019 – CAMINHO PRO INTERIOR - AMPARO/SP a SERRA NEGRA/SP - 50 QUILÔMETROS


Segurança é superstição. Ela não existe na natureza nem na vida dos homens. Evitar o perigo não é mais seguro, no longo prazo, do que a exposição total. A vida é uma aventura ousada ou nada.” (Helen Keller ) 




A melhor coisa é viajar, botar o pé na estrada e desbravar esse mundão de coisas boas e mágicas. A sensação de quem se joga nessas aventuras é única, rica de aprendizado e ensinamentos, que livro algum será capaz de passar.” 

Foi pensando nas palavras incentivadoras desse adágio que eu preparei minha mochila, parti num ônibus, desci na cidade de Amparo/SP, me hospedei no Hotel Pousada Aconchego e, no dia seguinte, iniciei outro roteiro inédito, cujo itinerário me levou a transitar por locais de sugestivas belezas naturais e bucólicas paisagens.

O traçado desse novel Caminho discorre por um conjunto de estradas rurais, em meio a natureza da região do Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas, unindo 18 municípios e 04 distritos, formando uma Rota Turística que perpassa pela serra da Mantiqueira.

Objetivamente, seu itinerário visa proporcionar uma experiência transformadora em direção ao autoconhecimento, reflexão, resgate da memória, prática de atividades físicas, esportivas, ecológicas e de aventura.

Lembrando que uma característica peculiar no percurso são as setas na cor laranja, representando o peregrino durante todo o trajeto; elas indicam a direção e estão localizadas em postes, mourões e pedras.

Vê-se que algumas placas foram fincadas ao longo do percurso informando altimetria e quilometragem; há várias, com mensagens motivacionais e outras, ainda, alocadas diante dos estabelecimentos parceiros.

Ressaltando que, até essa data, só foram sinalizadas e inauguradas as duas primeiras etapas desse Circuito, as quais tive a oportunidade de conhecer.

Um resumo do que vi e vivenciei no breve trajeto que caminhei, conto abaixo em forma de diário: