Home‎ > ‎Circuito CostaVerde & Mar‎ > ‎

APRESENTAÇÃO DO CIRCUITO


A VIAGEM

Viajar é multiplicar a vida. De país em país, de costumes em costumes, o homem que nasceu com propensão e gosto para isso, renova-se e transforma-se.” (Machado de Assis)




Para realizar mais um saudável périplo, eu embarquei num avião da AZUL LINHAS AÉREAS que, após 1 h e 10 min num voo direto e sem turbulências, aportou no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, situado na cidade de Navegantes/SC.

Ali, tomei um táxi que, 30 minutos mais tarde, deixou-me na cidade de Camboriú, local que, estrategicamente, eu escolhi para iniciar o Circuito.

Depois dos necessários acertos monetários, registrei-me no Arco do Sol Park Hotel onde, por uma diária no valor de R$90,00, pude desfrutar de um confortável quarto individual, dotado de wi-fi, frigobar, ar-condicionado, etc..

À tarde, após o almoço, tive tempo para visitar e fotografar a belíssima igreja matriz da cidade, cujo padroeiro é o Divino Espírito Santo.

Ainda, aproveitando a ocasião, segui até a Casa Paroquial, local histórico, construção antiga, onde Santa Paulina pernoitou em maio de 1899, quando ela veio inaugurar a igreja matriz de Camboriú.

Depois, dei um giro pela simpática urbe e pude conhecer o Prefeito Municipal, Dr. Élcio Rogério Kuhnen que, em alguns dias do mês, costuma despachar numa mesa colocada na praça central da cidade, onde atende, com simpatia e paciência, à população local.


Na praça central da cidade de Camboriú/SC, na véspera de iniciar o Circuito.


A Casa Paroquial onde Santa Paulina pernoitou em maio de 1899, localizada no centro de Camboriú/SC.


Com o Prefeito de Camboriú/SC, Dr. Élcio.

Estrategicamente localizado, as margens da BR-101, entre Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Brusque, o município de Camboriú – com 212 km² de extensão, sendo 177 km² de área rural – dispõe de recantos e belezas naturais, cachoeiras, pousadas rurais, pesque-pague e trilhas.

O Pico da Pedra é um atrativo à parte, pois possibilita que o visitante desfrute de exuberante vegetação de Mata Atlântica, além de apreciar bromélias, orquídeas e uma infinidade de espécies da fauna e da flora.

O clima bucólico de interior fica evidente na praça central da cidade, com figueiras centenárias, que sombreiam moradores e visitantes enquanto jogam cartas, contam histórias e ouvem o canto dos pássaros.

Camboriú está a 5 quilômetros da praia central de Balneário Camboriú, oportunizando ao turista desfrutar de paisagens distintas, oferecendo diversidade de opções de lazer.

Venha para Camboriú, uma cidade feliz por natureza.

A cidade de Camboriú tem grande potencial para explorar o turismo no espaço rural e o de lazer.

Possui um grande número de estradas que cruzam o interior do município, num total de 600 km de extensão, e nelas se encontram várias pousadas.

No centro da cidade localiza-se a Praça das Figueiras e ao lado o prédio da prefeitura municipal construída em granito e mármore, representando o potencial destes minerais em nossa cidade.

População: 75 mil habitantes.


APRESENTAÇÃO DO CIRCUITO


O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de se conhecer de bicicleta o Litoral Norte de Santa Catarina, um dos mais recortados e belos do país.

Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios encachoeirados.

É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral.

E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens.

O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica.

Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos.

De colonização açoriana, a região do litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária.

No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem.

São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.

Ao percorrer o circuito o cicloturista passará por 10 municípios, sendo 8 no litoral: Balneário Camboriú, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras; e 2 no interior: Ilhota e Camboriú.

Num total de 210 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.

O Circuito foi planejado para ser completado no mínimo em 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir todas as opções que a região oferece.

Em cada etapa existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultra leve, entre outras.

Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves.

O povo catarinense, famoso por sua hospitalidade e também pela boa cozinha, estará esperando de braços abertos a todos aqueles que vierem pedalar por esta região encantadora.

Fonte: http://www.costaverdemar.com.br