ESTATÍSTICAS CAMINHO DE SANTIAGO - 2014RELATÓRIO CONSOLIDADO
Seguem abaixo dados relativos aos últimos cinco anos. Ao analisar os dados é importante ter presente que os valores divulgados referem-se ao momento em que os peregrinos chegaram a Santiago de Compostela, assim, em boa parte dos casos, os peregrinos estavam caminhando por alguma das rotas no mês anterior ao da chegada. Da análise dos mesmos podemos inferir várias situações, tais como a faixa etária com maior grupo, os meses de maior movimentação no Caminho, o crescimento de peregrinos no Caminho, etc. O ano de 2010 foi um “Ano Santo” (também conhecido como Ano Jubilar), assim definido quando o dia 25 de julho,Dia de Santiago, cai num domingo. Nos Anos Santos a Porta Santa fica aberta durante todo o ano e se liga em linha com o sepulcro do apóstolo. A passagem por ela representa perdão e indulgências aos peregrinos. Por esse motivo nos Anos Santos o afluxo de peregrinos é bem maior e se destaca nas tabelas abaixo. O próximo Ano Santo será em 2021. No ano de 2014, passaram pela Oficina da Acolhida, 237.886 peregrinos, apresentando um crescimento de mais de 10% sobre a quantidade de peregrinos do ano anterior. Peregrinos por sexo e total de peregrinos no ano: Apesar de ainda representarem menos da metade dos peregrinos, as mulheres têm elevado seu percentual de participação, tendo apresentado um incremento de 11,6% em relação ao número de mulheres que percorreram o Caminho no ano anterior. No ano de 2013 corresponderam a 45,39% dos peregrinos e em 2014 passaram para 45,99% dos peregrinos. Quando analisamos os dados mês-a-mês, podemos verificar que a participação da mulheres se dá mais entre os meses de abril a outubro, quando a média de mulheres é de 46,39%, ao passo que nos meses de novembro a março cai para 36,03% do total de peregrinos.
Peregrinos, por meio:As estatísticas mostram que a quantidade de peregrinos ciclistas vem apresentando redução na quantidade e uma redução mais acentuada no percentual sobre o total de peregrinos. Nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, apresentou os seguintes percentuais em relação a quantidade total de peregrinos: 16,33%, 14,23%, 12,34% e 10,64%.
Peregrinos, por faixa etária:Em relação a faixa etária pode-se considerar a manutenção de um padrão constante.
Peregrinos, por Caminho (somente seis principais rotas):Neste quesito também temos uma repetição de padrão e o Caminho Francês se mantém como a rota prioritária, sendo eleita por 70% dos peregrinos.
Analisando seus dados podemos observar quais os meses em que há mais peregrinos no caminho. Ela precisa ser olhada com muita atenção porque reflete a data em que o peregrino chega na Oficina de Acolhida para obter sua Compostelana. Tendo em vista que há várias rotas e vários locais de início, é difícil precisar o tempo que cada um levou para realizar sua peregrinação até chegar na Oficina. Mas, podemos supor que o mês de início da peregrinação foi no mês anterior ao que está na tabela.
Participação dos brasileiros nas estatísticas:Neste ano houve um acréscimo de 34,55% de brasileiros peregrinando a Santiago de Compostela. Assim, a participação percentual sobre o total de peregrinos subiu de 1,13%, em 2013, para 1,38% em 2014.
* Dado ainda não divulgado Por Maurício Berka - Fonte: http://amigosdocaminho.com.br/ |
Home > Estatísticas de Peregrinos >