Anderssen,
A. x Kiezeritzky, L. - Londres,
21-6-1851 Partida Imortal, posição após 18. …Bg1. (FEN: rnb1k1nr/p2p1ppp/3B4/1p1N1N1P/4P1P1/3P1Q2/PqP5/R4Kb1 w kq - 0 19) A posição acima é talvez a mais famosa da história do Xadrez. As brancas estão prestes a sacrificar sua segunda torre em troca de um ataque finalizador. Adolf Anderssen, que justamente neste ano de 1851 seria afamado como "Campeão do Mundo" (não existia a FIDE na época), ao vencer o forte torneio internacional de Londres, jogou esta partida durante um recesso daquele evento. Lionel Kiezeritzky, que morava em Paris no Café de LaRégence, era um dos mais fortes mestres europeus naquela época, inclusive tendo vantagem no confronto direto contra Anderssen (+7 -5 =2, excluindo-se esta Partida Imortal). Tristemente, para Kiezeitsky, esta derrota parece ter selado o início de sua decadência, agravada por problemas financeiros. Passou para a história como o 'Perdedor Imortal' e morreu apenas dois anos após esta partida. O encanto desta partida é a brilhante sequência de sacrifícios de peças em troca de tempos de desenvolvimento utilizados no ataque direto a um rei não rocado, no centro do tabuleiro. A partida continuou assim: 19. e5! Dxa1 20. Re2 … Segundo Kieseritzky, num artigo para o seu periódico La Régence, ele abandonou após este lance. Porém, outra versão informa que ele ainda teria jogado 20. … Ca6, após o qual Andersen teria anunciado xeque-mate em 3 lances, e só aí Kieseritzky teria abandonado. Essa pequena imprecisão sobre o desfecho é típico de confrontos informais, sem registro em súmula, mas em nada tira o brilho desta partida. Provavelmente, os lances finais com a bela combinação de mate não chegaram a ser feitos no tabuleiro pelos protagonistas, mas tem sido realizados muitas vezes desde então! Ainda serão repetidos incontáveis vezes, enquanto existirem resquícios do Xadrez, este belo jogo, na face do planeta: 21. Cxg7+ Rd8 22. Df6!! Cxf6 22. Be7++. Fonte: http://lancesquaseinocentes.blogspot.com.br/ ANOTAÇÃO E COMENTÁRIOS SOBRE O JOGO
Kieseritsky aceita o gambito; esta variante é chamada de gambito do rei aceito.
Este movimento das pretas em resposta ao incomum Bc4 das brancas força o rei das brancas a sair de sua posição inicial impedindo o roque; ainda assim, a dama preta está mal posicionada, o que pode levar as pretas a perder tempo protegendo a rainha. Uma linha semelhante (3.d4 Dh4+) foi bastante jogada por Steinitz, que pregava que um desenvolvimento rápido é mais importante que um rei bem protegido. Os comentários de John Savard diziam que os movimento reais foram:3.... b5 4. Bxb5 Dh4+ 5. Rf1 que no fim resulta na mesma posição.De qualquer forma, nenhum outro trabalho descreve essa seqüência de movimento, o que leva à conclusão de que Savard se enganou.
Este é o Gambito Bryan, denominado assim em homenagem a Thomas Jefferson Bryan. Não é considerado um bom movimento pelos jogadores modernos.
Este costuma ser um movimento de desenvolvimento comum em outras linhas do gambito do rei, porém o cavalo agora ataca a rainha preta forçando as pretas a protegê-la e perder um tempo no seu desenvolvimento.
Com este movimento as brancas conseguem um domínio sólido do centro do tabuleiro. O Grande Mestre alemão Robert Huebner recomenda porém 7. Cc3.
Ameaçando o movimento Cg3+, e protegendo o peão na f4. Porém, este movimento também posiciona o cavalo numa coluna lateral do tabuleiro, onde um cavalo é menos eficiente por controlar menos casas.
John Savard dizia que o lance jogado foi 8.... c6, mas essa suposição é tida como um erro nos documentos de Savard também. Kieseritzky disse posteriormente que Dg5 não foi "o movimento certo".5
Isso desimpede o peão da rainha e a mesmo tempo ataca o bispo. Ainda assim alguns sugerem 9.... g6, com a finalidade de lidar com um cavalo com problemas. 10. g4 Cf6 11. Tg1! Um vantajoso sacrifício passivo do bispo. Se o jogador de pretas aceita a sua rainha fica fora do centro de ação do jogo dando às brancas uma razoável vantagem no desenvolvimento em adição aos dois tempos já ganhos.
Huebner acredita que este foi o erro fatal das pretas; elas ganham material mas perdem em desenvolvimento. O desenvolvimento avantajado das brancas permitem um rápido começo de uma operação ofensiva. Huebner recomenda 11. ...h5 ao invés do jogado. O próprio Kieseritsky afirmou posteriormente que "após 11 Tg1! as brancas jogam melhor".5
O cavalo das brancas protege o peão que por sua vez está atacando a dama preta. Kieseritsky é forçado a recuar a dama, perdendo tempo.
Anderssen agora ameaça dois movimentos:
Isto trata das ameaças mas piora a situação do desenvolvimento e tempo do preto; agora a única peça preta que não está em sua casa inicial é a rainha que está perto de ser posta para correr enquanto as peças brancas ainda tem um grande controle do tabuleiro.7
Um ordinário movimento de re-desenvolvimento das pretas, que ameaça atacar a torre na g1 via Dxb2.
As brancas respondem com um contra-ataque. Este movimento ameaça Cc7 que forma um garfo entre rei e torre. Ricardo Réti recomenda 17. ... d4 18. Cd5, que resulta numa vantagem mais sólida para as brancas.
As pretas ganham um peão e ameaçam pegar a torre na a1 com xeque.
Com este movimento as brancas oferecem em sacrifício ambas as suas torres. Huebner diz que a partir desta posição, há muitos caminhos para a vitória e acredita que há pelo menos três movimentos melhores que 18. Bd6!!: 18. d4, 18. Be3, ou 18. Te1, que leva a posições muito vantajosas ou ainda a mate sem a necessidade de se entregar tanto material. A versão comercial do programa de computador enxadrista Deep Juniorrecomenda 18. Cc7+, seguido de Te1. Garry Kasparov disse que o mundo do xadrez teria perdido muito se este jogo não tivesse seguido por linhas tão espetaculares quanto esta.
A partir deste lance a derrota das pretas se torna inevitável. Wilhelm Steinitz sugeriu em 1879 que teria sido um melhor movimento 18... Dxa1+; sendo mais provável a continuação 19. Re2 Db2 20. Rd2 Bxg1. The Mammoth Book of the World's Greatest Chess Games contém um erro neste ponto; inclusive os movimentos a partir do 18º preto ao 20º preto estão diferentes. Os movimento indicados no Mammoth são: 18... Dxa1+ 19. Re2 Bxg1 20. e5 Ca6 21. Cxg7+ Rd8 22. Df6+!! Cxf6 Be7# 1-0. De qualquer forma, este é único lugar onde esta linha pode ser encontrada; outros documentos, inclusive o livro de Eade e o Chesslive Online Database, dão os movimentos indicados aqui. Portanto, presume-se que Mammoth esteja errado neste ponto. Note que ainda assim após o lance 20 a posição continua a mesma que a real.
Este lance sacrifica a outra torre. Mais importante porém é que este lance impede a rainha preta de proteger o peão preto da g7; na verdade, a rainha preta não será capaz de retornar tão facilmente e defender o rei preto de qualquer maneira.9 Isto também prepara um perigoso possível ataque: 20. Cxg7+ Rd8 21. Bc7#.
Neste ponto o ataque preto perde completamente sua força; as pretas têm uma rainha e um bispo na última fileira, mas não podem efetivamente lançar um ataque imediato contra as brancas enquanto as brancas têm um poderoso arranjo de peças prontas para atacar. Segundo Bill Wall, Kieseritzky desistiu neste ponto. Huebner nota que em um artigo de Friedrich Amelung no jornalBaltische Schachblaetter, 1893, continha a informação de que Kiesertizky provavelmnte jogou 20... Ca6, mas Anderssen então anunciou os movimentos de mate. De qualquer forma, suspeita-se que os últimos poucos movimentos nunca tenha sido jogados no tabuleiro do jogo original.
Este movimento provavelmente foi feito para prevenir 21. Cc7, que forma um garfo entre o rei e a torre preta, também impedindo o bispo de ocupar a casa c7 como parte do ataque que resultaria em mate, mas as brancas ainda têm um outro ataque possível. O lance 20...Ba6 seria bem melhor para as pretas.
Um sacrifício de dama para coroar os antecedentes sacrifícios de bispo e duas torres, e as pretas não podem evitar tomar a rainha.
No fim, as pretas estão com muito mais material: uma rainha e duas torres além de manter o par de bispos, enquanto têm apenas um peão a menos. Mas o material não ajudou as pretas. As brancas foram capazes de usar suas peças remanescentes, dois cavalos e um bispo, para forçar mate. Savielly Tartakower descreveu a partida como "um bonito jogo". Fonte: http://pt.wikipedia.org/ |
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