Home‎ > ‎Partidas de Xadrez‎ > ‎

PARA TIRAR O CHAPÉU!



PARA TIRAR O CHAPÉU

"No começo de minha carreira, atacava sem parar, fazendo partidas magníficas que perdia com freqüência. Depois modifiquei meu estilo por um mais defensivo. Então, minhas partidas se fizeram mais difíceis e menos agradáveis de conduzir, porém em troca ganhava cada vez mais e cheguei a ser campeão do mundo" (Steinitz).

STEINITZ FOI OVACIONADO PELOS ESPECTADORES POR SUA ESPLÊNDIDA COMBINAÇÃO NESTA PARTIDA! 

Steinitz, Wilhelm   x   Von Bardeleben, Kurt   -   
Hastings, 1895

[Richard Guerrero]

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.c3
De novo, uma partida da variante Giuoco Piano da Abertura Italiana.
4...Cf6 5.d4 exd4 6.cxd4 Bb4+ 7.Cc3?!
Assim jogava já no século XVII, o extraordinário jogador italiano Giaochino Greco. A idéia é sacrificar o peão e4 para ganhar tempos e abrir linhas a fim de lançar-se rapidamente ao ataque. (7.Bd2! é o correto e o que se joga na atualidade.)
7...d5?!
A refutação parece estar em aceitar o peão oferecido e continuar com (7...Cxe4! 8.O-O Bxc3! 9.d5
(9.bxc3 d5!) 9...Bf6! 10.Te1 Ce7! 11.Txe4 d6!)
8.exd5 Cxd5 9.O-O! Be6
As pretas não podem ganhar o peão oferecido pelas brancas, como demonstram claramente as seguintes variantes: (9...Bxc3? 10.bxc3 Cxc3?? 11.De1+ as brancas ganham peça.) (9...Cxc3? 10.bxc3 Bxc3?? 11.Db3!! Bxa1 12.Bxf7+ Rf8
(12...Rd7 13.De6#) (12...Re7 13.Bg5+) 13.Ba3+ Ce7 14.Ce5! Bxd4 15.Bg6! +- seguido de mate, como já citava Greco há mais de 3 séculos.)
10.Bg5! Be7
(se 10...f6? 11.Te1 ou (11.De2 explorando imediatamente o exposto bispo preto na coluna aberta.)) (se 10...Dd7? 11.Bxd5! Bxd5
(11...Bxc3?? 12.Bxe6) 12.Te1+ e as pretas não teriam outra opção que 12...Rf8 para não perder de imediato. 12...Be7?
(12...Ce7?? 13.Cxd5! Bxe1
(13...Dxd5 14.Da4+!) 14.Dxe1 +-) 13.Bxe7 Cxe7 14.Cxd5 Dxd5 15.De2 Dd7
(15...Dd6 16.Db5+! Dc6 17.De5 +-) 16.Ce5! Dd6
(16...Dd5?? 17.Cg6!) 17.Db5+ ganhando.)
11.Bxd5! Bxd5
(11...Bxg5? era pior por 12.Bxe6! fxe6 13.Db3! Attack com ataque decisivo das brancas)
12.Cxd5
(12.Bxe7 Cxe7
(12...Bxf3? 13.Bxd8! Bxd1 14.Bg5 ou (14.Bxc7 com evidente vantagem)) 13.Cxd5 Dxd5 conduzia a mesma posição da partida.)
12...Dxd5 13.Bxe7 Cxe7 14.Te1! +/-
E as brancas conseguiram clara vantagem por seu domínio das colunas semiabertas "c" e sobretudo a "e" , com cravada sobre o cavalo preto e impossibilidade das pretas de rocar.
14...f6
Buscando sair da cravada levando o rei a f7 com possível futuro roque "artificial".
15.De2! Dd7
(15...Dd6? haveria permitido 16.Db5+! Dc6 17.Db4 Dd6 18.Dxb7 +-)
16.Tac1?!
(16.Dc4!? ou) (16.Tad1! parece dificultar muito mais a defesa das pretas. Apos 16.Tad1 não é possível 16...Rf7? 17.Dc4+ Cd5
(17...Dd5?? 18.Txe7+!) 18.Ce5+!! fxe5 19.dxe5 capturando o cavalo com ataque decisivo pois se 19...c6?? 20.e6+!)
16...c6?
Isto vai permitir um sacrifício posicional brilhante. Melhor era (16...Rf7! ainda que as brancas continuariam estando melhor. Se então 17.Dc4+ Cd5)
17.d5!
Com idéia de liberar a casa d4 para o cavalo!
17...cxd5
(17...Dxd5?? não é possível evidentemente por 18.Dxe7#) (17...Rf7 talvez venha muito tarde devido a 18.dxc6 seguido de Td1, ocupando a coluna recém aberta, ganhando um tempo atacando a dama e deixando o rei preto em situação muito vulnerável.)
18.Cd4!
A força deste cavalo centralizado vai se mostrar decisiva.
18...Rf7 19.Ce6!
Com a ameaça imediata 20.Tc7
19...Thc8
Defendendo-se dessa ameaça e buscando o roque artificial. (19...Cc6? tampouco é possível por 20.Cc5! Dc8
(20...Df5 21.Cxb7 +-) 21.Dh5+! g6 22.Dxd5+ e as pretas teriam que abandonar)
20.Dg4!
E já não há defesa contra as múltiplas ameaças do branco.
20...g6
(20...Txc1?? é naturalmente castigado com 21.Dxg7+ Re8 22.Df8#)
21.Cg5+!
Atacando o rei e a dama!
21...Re8
E agora segue uma das combinações mais longas e espetaculares de todos os tempos!!
22.Txe7+! Rf8!
O melhor, posto que não é possível capturar a dama preta pelo mate em "c1" (22...Dxe7 23.Txc8+ Txc8 24.Dxc8+ Dd8 25.Dxd8+ as brancas ficariam com um cavalo de vantagem.) (22...Rxe7 daria lugar a uma magistral seqüência de jogadas até chegar ao mate, indicadas pelo próprio Steinitz. 23.Te1+! Rd6 o rei preto não pode afastar-se de sua dama (23...Rd8 24.Ce6+ Re8 25.Cc5+) 24.Db4+! Rc7
(24...Rc6 25.Tc1#) (24...Tc5 25.Te6+!) 25.Ce6+ Rb8
(25...Rc6 26.Dc5#) 26.Df4+ Tc7 27.Cxc7 Dxc7 28.Te8#)
23.Tf7+!
A torre branca vai passear pela segunda fila como "Pedro por sua casa", sendo sempre intocável para as pretas.
23...Rg8
Novamente única: (23...Re8?? 24.Dxd7#) (23...Dxf7 24.Txc8+ Txc8 25.Dxc8+ De8 26.Cxh7+ Rf7 27.Dxe8+ Rxe8 28.Cxf6+ +-)
24.Tg7+! Rh8
E seguimos com únicas. (24...Rf8 perderia de imediato com 25.Cxh7+! Rxg7
(25...Re8 26.Dxd7#) 26.Dxd7+)
25.Txh7+!
E neste momento da partida aconteceu algo inaudito: Bardeleben, que não sabia perder, não quis continuar e, sem abandonar, sem dizer nem meia palavra, levantou-se e saiu da sala e não voltou, em um gesto de clara anti-desportividade. Então, Steinitz, a quem havia desaparecido o rival, anunciou aos espectadores presentes mate em 10!! e rapidamente moveu as peças para demonstrá-lo! Esta foi a sensacional seqüência que mostrou, deixando o público presente estupefato:
25...Rg8 26.Tg7+! Rh8
# (se 26...Rf8 novamente 27.Ch7+!)
27.Dh4+!
E agora a dama entra com efeito demolidor...
27...Rxg7 28.Dh7+ Rf8 29.Dh8+ Re7 30.Dg7+ Re8
(se 30...Rd6 31.Dxf6+ De6 32.Dxe6#)
31.Dg8+ Re7 32.Df7+ Rd8
(se 32...Rd6 novamente 33.Dxf6+)
33.Df8+ De8 34.Cf7+ Rd7 35.Dd6#
Depois do que, os espectadores, vivamente impressionados, tiraram o chapéu diante de tão genial combinação e Steinitz foi amplamente ovacionado.
1-0

Partida no visor

Fonte: http://www.torre21.com/