Home‎ > ‎80 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

50 MARATONAS EM 50 DIAS - Autor: Dean Karnazes



50 MARATONAS EM 50 DIAS - Autor: Dean Karnazes

"Neste livro emocionante Dean Karnazes conta como venceu um desafio e, literalmente, correu 50 maratonas em cada um dos 50 estados norte-americanos, em 50 dias consecutivos. Com a aventura que terminou em Nova York, onde ele correu a famosa maratona em exatas três horas, Karnazes entra para a história com um feito que ninguém considerava humanamente possível. Foram mais de dois mil e cem quilômetros percorridos, e 160 mil calorias queimadas, em uma impressionante demonstração de coragem e determinação, superando limites físicos e emocionais. Nas páginas de 50 MARATONAS EM 50 DIAS, o amante da corrida vai encontrar os segredos que mantiveram Dean Karnazes ativo durante todo o desafio retratados em uma centena de dicas que incluem programas de treinamento; como se adaptar a condições extremas; prevenir câimbras musculares; alimentação e muito mais. Os não-corredores, que não abrem mão de histórias bem contadas, vão ter oportunidade de visitar um mundo desconhecido e fascinante."




"Dean Karnazes já correu 560 quilômetros ininterruptos, ficando três noites sem dormir; correu uma maratona no Polo Sul a uma temperatura de 40 graus negativos, venceu a Ultramaratona de Badwatter, no deserto do Vale da Morte, considerada uma das provas mais difíceis do mundo com 217km e um calor de 55oC; pediu pizza durante as longas corridas; atravessou a Baía de São Francisco a nado e inspirou fãs mundo afora com suas aventuras. Portanto, o que um cara como esse faz quando quer encarar o teste de resistência máxima? - Ele corre 50 maratonas em 50 estados americanos, em 50 dias consecutivos.
Este livro, de agradável leitura, que narra a inacreditável e emocionante aventura que levou um homem, que se diz comum, a correr 50 maratonas em 50 dias consecutivos, a enfrentar calor, frio, uma queda que por pouco não põe tudo a perder, e o medo de ser atacado por um urso, até, revela, ainda, segredos úteis para qualquer um que queira levar uma vida saudável; que queira aprender a lidar com percalços ao longo do caminho; enfim, que queira vencer desafios.
Veja como Karnazes conseguiu completar essa façanha inimaginável desafiando, as limitações físicas, indo além da história das maratonas para revelar os segredos de sua determinação e persistência. Saiba como Karnazes superou os 2.110 quilômetros, queimando 160 mil calorias e muitas vezes dormindo menos de quatro horas por noite.
Dean Karnazes não correu sozinho. Ao seu lado revezaram-se amadores. Em certos casos, seres humanos cujas próprias histórias de vida dariam alguns bons livros, também. Gente que, por exemplo, lutou contra doenças graves não apenas uma, mas três vezes; gente que, aparentemente, não deveria estar na largada de uma maratona, mas que, quatro horas corridas depois, ao cruzar a linha de chegada, está muito melhor do que quando partiu. 
Este livro, caro leitor, pode abrir-lhe novos horizontes, e contém valioso ensinamento: superação e o prazer de vencer desafios ajudam a viver melhor."

RESSENHA PUBLICADA NO SITE: http://oglobo.globo.com/

Recebo um e-mail do corredor-leitor Álvaro Reis. Ele dá uma bela contribuição para o Pulso, sugerindo a leitura do livro “O Ultramaratonista”, de Dean Karnazes. Ele gostou bastante e fez um breve resumo. Quem quiser seguir o exemplo de Álvaro, é só mandar sua indicação de leitura e, se quiser mais ainda, pode fazer um resumo.
"Apresento aqui o livro sobre corridas que mais gostei de ler. Trata-se de “O Ultramaratonista”, de Dean Karnazes. Porém, confesso que ele pode ser igualado ou superado nas minhas preferências, em breve, quando eu terminar a leitura indicada neste blog: "Do que eu falo quando eu falo de corrida", do corredor-escritor japonês Haruki Murakami.
Mesmo quem nunca correu sequer 1 km pode gostar e aproveitar a leitura. A temática é sem dúvida a corrida, mas o principal é a aventura. Assim como não é necessário ser navegador para ler livros do Amyr Klink. A narrativa é agradável e instigante. Talvez, do ponto de vista de resultados, ele não seja o número 1 – Márcio Villar, por exemplo, tem conquistas até mais impressionantes. Sim, Dean tem feitos espetaculares, mas principalmente conta boas histórias.
Cada capítulo trás consigo uma frase de motivação interessante. Pedido de comida mexicana escondido de carona, corrida em deserto, no gelo ou em trilha. No livro, ele narra a saga da completa transformação ocorrida em sua vida, quando passou de profissional engajado e motivado, completamente comprometido com os resultados da empresa, para um ultramaratonista em tempo integral. Era o renascimento do seu esporte de adolescente. É recheado de detalhes curiosos, como correr sobre a linha lateral branca da estrada no deserto para evitar que o tênis derretesse ou o pão que transformou-se em torrada rapidamente no mesmo ambiente. Correr sozinho uma prova de revezamento de mais de 300 km ou completar uma maratona no Pólo. Os famosos pedidos de pizza, feitos durante a madrugada para entrega na rua, tornaram-se em sua marca registrada. No livro seguinte, narrando a epopéia de correr 50 maratonas em 50 dias em 50 estados diferentes dos EUA, Dean revela que muitas vezes foi recebido na largada por corredores levando pizzas diversas. Consequência desse livro... Destaco a travessia da Western States, uma corrida de 100 milhas em terreno montanhoso. O livro é ótimo. Recomendo!
Boas leituras e boas corridas!"



Opinião Pessoal: Um livro excelente e, para quem como eu, que também gosta de corridas a pé, uma odisseia única e maravilhosa!

Minha Avaliação: Imperdível!