Home‎ > ‎100 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

CONDENADO À MORTE – Autor: Ricardo Gallo


CONDENADO À MORTE – Autor: Ricardo Gallo




Em 2003, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira viajou para a Indonésia com treze quilos de cocaína escondidos nos tubos de sua asa-delta. A droga foi descoberta no desembarque do aeroporto de Jacarta, e o brasileiro, valendo-se de um descuido da polícia, iniciou uma fuga cinematográfica através do país asiático até ser preso, duas semanas depois. Levado a julgamento no ano seguinte, recebeu a sentença máxima da Justiça local para traficantes: a pena de morte. A dramática trajetória de Marco Archer é contada neste livro pelo jornalista Ricardo Gallo, da Folha de São Paulo. O autor viajou à Indonésia e a outros países para reconstituir os passos do jovem esportista de classe média que se envolveu com o tráfico internacional, percorreu os labirintos da Justiça indonésia, viveu mais de sete anos na prisão de Pasir Putih, espécie de Alcatraz asiático, e foi fuzilado em janeiro de 2015.


Sinopse: Neste livro, a infeliz aventura de Marco Acher é narrada ao mesmo tempo que são expostos os mecanismos absurdos do sistema judiciário indonésio e as razões da persistência da pena capital no país asiático em pleno século XXI.

Os meandros do mecanismo perverso que, do Brasil, conduziram Archer ao tráfico e, na Indonésia, levaram à sua execução por fuzilamento, em janeiro de 2015, vem à luz com objetividade e emoção, no flagrante vivo de uma grande reportagem.


Opinião Pessoal: Um livro curto mas bastante ilustrativo de como são punidos pelos muçulmanos os traficantes de droga que adentram à Indonésia. No caso presente, o primeiro brasileiro a receber a pena capital e ser executado no exterior.


Minha Avaliação: Muito Bom!