Home‎ > ‎100 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

TRAGÉDIA NO PÓLO – Autor: Wilbur Cross


TRAGÉDIA NO PÓLO – Autor: Wilbur Cross



O Dirigível Itália, em 1928, depois de realizar estudos científicos no Círculo Polar Ártico caiu no gelo, longe de qualquer ajuda. O acidente provocou uma das mais importantes operações de salvamento já realizadas. Este livro reconstrói esta impressionante história, baseado em depoimentos do próprio piloto, Umberto Nobile, outros sobreviventes e documentos e fotos da época.

Wilbur Cross conta a história de uma expedição italiana, do início do século, que pretendia ir ao pólo Norte de dirigível e voltar após fazer pesquisas científicas. Um acidente, porém, deixa a tripulação isolada no gelo, para onde partem várias missões de salvamento, muitas delas com finais mais trágicos do que o dos homens que pretendiam resgatar.


Sinopse: Em 1926, a Itália testemunhava o crescimento do poder de Mussolini. Nesse cenário, o general Umberto Nobile torna-se herói ao sobrevoar o pólo norte a bordo de um dirigível. Encorajado pelo sucesso, Nobile tenta outra expedição ártica para levar uma equipe de pesquisa ao pólo e, depois, trazê-la de volta.

Mas um terrível acidente no retorno à base deixa todo o grupo preso no gelo flutuante, a centenas de quilômetros de qualquer ajuda. O desastre inspira uma grande operação internacional de salvamento.

As dificuldades para encontrar possíveis sobreviventes, porém, são muito maiores do que o mais pessimista poderia prever. E outras vidas são postas em jogo em uma operação fadada ao fracasso.

Mais um título da coleção Viagens Radicais, dedicada a aventuras fantásticas e reais nos lugares mais inóspitos, exóticos e interessantes do planeta.


Opinião Pessoal: Uma grande história, cheia de heroísmo, tragédia e, em última análise, triunfo do espírito humano. Você não vai conseguir parar de ler!


Minha Avaliação: Excelente conteúdo, leitura espetacular e extremamente emocionante!