Home‎ > ‎80 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

EVEREST – ESCALANDO A FACE NORTE – Autor: Matt Dickinson


EVEREST – ESCALANDO A FACE NORTE – Autor: Matt Dickinson


Em 1996 houve uma tragédia no Everest. Foi o maior número de mortes em um único dia na história da montanha. E Matt Dickinson estava lá.

“Um passeio instigante, perspicaz e agonizando pelo Everest. Dickinson tem olho para os detalhes e talento de sobra para contar esta história.” (The New York Times Book Review)




Para os amantes de livros de aventura, Everest: escalando a Face Norte narra os acontecimentos de uma perspectiva nova. Os livros clássicos sobre o ano fatídico, No ar rarefeito, de Jon Krakauer, e A escalada, de Anatoli Boukreev, exploraram o que acorreu na Face Sul da montanha, e pouco se soube da Face Norte, a rota mais técnica e difícil para conquistar o cume.

Dickinson, diretor de documentários de aventura, estava no Everest para filmar um ator britânico com mais de 60 anos que aceitaria o desafio de escalar a montanha. Como todos os que estavam presentes no desastre de 1996, ele se pergunta por que as pessoas continuam a se arriscar em um dos ambientes mais hostis do planeta. E sua resposta é a mesma de um dos primeiros alpinistas a sentir a "febre do cume": "Por que escalar o Everest? Por que ele esta lá".

A narrativa envolvente de Dickinson deixa o leitor sem ar. É provavelmente o mais próximo que a maioria de nós estará do topo do mundo.


Leia abaixo a avaliação feita pelo Portal Extremos (http://www.extremos.com.br)

Sinopse: 'Everest - escalando a Face Norte' narra os acontecimentos de uma perspectiva nova. Os livros clássicos sobre o ano fatídico, No ar rarefeito, de Jon Krakauer, e A escalada, de Anatoli Boukreev, exploraram o que acorreu na Face Sul da montanha, e pouco se soube da Face Norte, a rota mais técnica e difícil para conquistar o cume. Dickinson, diretor de documentários de aventura, estava no Everest para filmar um ator britânico com mais de 60 anos que aceitaria o desafio de escalar a montanha. Como todos os que estavam presentes no desatre de 1996, ele se pergunta por que as pessoas continuam a se arriscar em um dos ambientes mais hostis do planeta. E sua resposta é a mesma de um dos primeiros alpinistas a sentir a 'febre do cume' - 'Por que escalar o Everest? Por que ele esta lá'.

Trecho do Livro: “Eu não pretendia morrer naquela noite. Eu estava sozinho logo acima dos 8.500 metros, mas o vento que me atingira com tanta força no Escalão Hillary agora se abrandara e a temperatura provavelmente não estava muito abaixo dos 20 graus negativos. Tive sorte com o tempo e sabia que podia sobreviver com as excelentes roupas que estava usando, mas tinha que aceitar a provável perda dos dedos dos pés." - Matt Dickinson

Comentário: Um bom livro sobre a escalada do Everest por uma pessoa comum. De certa forma o livro não complementa ou trás soluções sobre os acontecimentos relatados no livro de John Krakauer - No Ar Rarefeito - mesmo assim vale a pena saber o que acontecia do outro lado da montanha.

Encontramos alguns erros na tradução, mas nada que comprometa o livro.



Opinião Pessoal: Um dos mais espetaculares e pulsantes livros sobre escalada que já li até hoje.


Minha Avaliação: Excelente!


VOLTAR‎