Home‎ > ‎100 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

MONTANHA EM FÚRIA – Autor: Marcus Vinícius Gasques


MONTANHA EM FÚRIA – Autor: Marcus Vinícius Gasques




Fora do Himalaia, o pico mais alto do mundo é o Cerro Aconcágua, chamado pelos habitantes pré-colombianos de “Sentinela de Pedra”, é uma das montanhas mais visitadas e escaladas por montanhistas do mundo inteiro.

Em linhas gerais o livro narra a trágica expedição do Montanhista Mozart Catão ao Aconcágua, e todos os fatos que rodearam o fato.

Após trabalhosa pesquisa em livros e revistas, o autor Marcus Vinicius Gasques, consegue enumerar nomes e mais nomes de montanhistas renomados, tendo inclusive se correspondido com Reinhold Messner (considerado um dos maiores montanhistas da história) em seu livro “Montanha em Fúria”.

O livro é uma típica história da montanha, optando por realizar narrativas em paralelo e centralizada em fatos históricos verídicos e relevantes em estilo jornalístico.

O estilo adotado pelo autor, entretanto, pode não agradar quem aprecia histórias mais romanceadas e recheadas de adjetivos e superlativos para aumentar a tensão, mas, seguramente, irá ser apreciado por quem gosta de fatos e história contida em poucas fontes de informação.

“Montanha em Fúria” é uma fonte segura e precisa para quem deseja saber mais sobre a história do montanhismo na América do Sul e Brasil, e não pode faltar na prateleira de quem pensa realizar escaladas em alta montanha.

Fonte: www.blogdescalada.com.br


Sinopse: O Livro: Para Mozart Catão, um dos poucos brasileiros a subir o monte Everest, e seus dois companheiros, Alexandre Oliveira e Othon Leonardos, o grande desafio era vencer a Parede Sul do Cerro Aconcágua, na Argentina. O pico mais alto das Américas (6.959 metros) é uma paisagem formada por vastas áreas de pó, cascalho e rochas e geleiras milenares. No dia 3 de fevereiro de 1998, quando se encontravam a mais de 6.000 metros de altitude, os alpinistas foram surpreendidos por uma avalanche. Apesar de pedir ajuda pelo rádio, os três não puderam ser resgatados. Este livro traça um quadro da história do alpinismo mundial e, mais especificamente, do alpinismo brasileiro, demonstrando que o desfecho trágico dessa expedição não é um fato isolado, mas se liga ao destino de outros alpinistas e expedições.

A história do livro: O jornalista Marcus Vinícius Gasques, ao tomar conhecimento da tragédia que envolveu Mozart Catão e os dois jovens montanhistas que o acompanhavam, resolveu escrever um livro para aprofundar e difundir a história do alpinismo no Brasil e no mundo, além de promover uma reflexão sobre as mazelas e os benefícios inerentes ao alpinismo. Para reconstituir cada etapa da expedição, Marcus Vinícius Gasques entrevistou alguns dos melhores alpinistas do Brasil, ouviu familiares e amigos das vítimas e escalou o Aconcágua até 5.400 metros, uma experiência que enriquece as páginas do livro.

O que se diz: Montanha em Fúria, “mais que um relato sobre a escalada de Mozart Catão na face sul da mais alta montanha das Américas”, escreve Eliseu Frechou, montanhista e editor do jornal Mountain Voices, é um livro que “traz fatos inéditos que acompanharam a trágica expedição e que até este momento eram apenas histórias sussurradas em roda de montanhistas nas bases das rotas de escalada”.

Fonte: www.altamontanha.com.br


Opinião Pessoal: Um livro muito bem escrito, que conta o trágico destino de uma expedição brasileira de alpinismo na face sul do Cerro do Aconcágua, uma das escaladas mais difíceis do mundo.


Minha Avaliação: Muito bom! Imperdível!