Home‎ > ‎80 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

NO IMPÉRIO DE GÊNGIS KHAN – Autor: Stanley Stewart


NO IMPÉRIO DE GÊNGIS KHAN – Autor: Stanley Stewart


“Uma viagem entre os nômades.” 




A Mongólia parecia o esboço preliminar de Deus para o mundo, não tanto um país, mas os ingredientes de que é feito um país: relva, rocha, água e vento. Os únicos sinais de habitação eram os acampamentos de tendas redondas e brancas.

Na obra No Império de Gêngis Khan o autor, Stanley Stewart, segue a trilha de um obscuro frade franciscano do século XIII numa peregrinação pelo velho império, de Istambul até as remotas Hordas mongóis.

E um excerto... "... Subimos até aos vales elevados de erva e nómadas. Ao longe, do nosso lado direito, nuvens prateadas afastaram-se para revelarem um abrigo de cumes brancos, caindo na nossa direção. Conseguíamos cheirá-los através das janelas abertas, o cheiro delicado da neve, dos pinheiros e do ar da montanha.

Na extremidade mais afastada de um desfiladeiro estreito, descemos até ao vale da Kakhara, deserto e prístino, repleto do cântico de pássaros, sob a luz do anoitecer. Ribeiros montanhosos cintilavam entre erva que tinha a altura de um cavalo. O vale erguia-se majestosamente até um horizonte distante, que poderia ter assinalado a extremidade do mundo. Como um prelúdio à Mongólia, poucos lugares poderiam ser tão prometedores."



Opinião Pessoal: Um livro diferente e agradável, versando sobre a geografia da Mongólia, um país estranho e quase desconhecido para os brasileiros.

Minha Avaliação: Excelente!

VOLTAR‎