Home‎ > ‎80 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

O URSO AZUL – Autor: Lynn Schooler


O URSO AZUL – Autor: Lynn Schooler 


“Uma história de amizade, tragédia e sobrevivência na solidão do Alasca.” 




"(...)O URSO AZUL é sublime em seus detalhes.(...)"

"(...)Quando Shooler deixa de lado a necessidade de seguir com a história para capitalizar suas emoções, sua escrita entra em estado de graça.(...)" The New York Times

"Uma memória emocionalmente pungente que nos faz ver a beleza na fragilidade e na temporariedade da vida dentro de um cenário grandioso." Kirkus Review

"Este livro de memórias de aventura pertence ao melhor do gênero e merece toda atenção da crítica especializada." Publishers Weekly

Amizade, aventura, desafio, tragédia, morte e redenção. A trajetória de vida do americano Lynn Schooler poderia perfeitamente ter sido criada pela imaginação de um grande escritor. Mas a história dele é real e comovente. O URSO AZUL – livro que marca sua estréia na literatura — é um relato contundente de um homem lutando contra as maiores adversidades e que encontra um novo sentido para a vida através de uma amizade verdadeira nascida no amor pela aventura.

Com o corpo deformado por uma escoliose na adolescência e uma vida marcada por tragédias pessoais como a morte do pai e o brutal assassinato da mulher que amava, Lynn Schooler manteve o mundo a uma considerável distância. Tornou-se um homem arredio e desconfiado. Por quinze anos, afastou-se de qualquer relação significativa com outras pessoas, refugiando-se em Juneau, cidadezinha ao sul do Alasca. Durante este exílio trabalhou como pescador, marceneiro, construtor de barcos e marinheiro profissional, numa vida desprovida de grandes ambições.

A partir de 1990, Schooler começou a trabalhar como guia turístico especializando-se em ajudar fotógrafos profissionais e equipes de filmagem a obter imagens da vida selvagem do Alasca. Numa dessas viagens, conheceu o japonês Michio Hoshino, um dos mais renomados fotógrafos da vida silvestre do mundo, vencedor do prêmio Anima, por um livro sobre ursos cinzentos. Hoshino era persistente, talvez mesmo obsessivo, quando se tratava de fotos. Parecia disposto a suportar qualquer coisa — ataques de mosquitos ou, um frio aterrador, ao ar livre, pelo tempo necessário para obter a luz certa para captar uma bela imagem. Certa vez passou um mês sozinho na geleira de Tokositna, para ter uma única chance de fotografar a aurora boreal acima do monte Denali.

Desse encontro profissional, nasceu uma grande amizade entre Michio e Schooler. Impressionado com a humildade e alegria com que o japonês realizava seu trabalho, o americano passou a cultivar um sentimento de profundo respeito e admiração pelo colega que acabou lhe ensinando os segredos da arte de fotografar.

Durante sete verões, Michio e Schooler partiram em expedições pela costa glacial do Alasca. Nessas aventuras, o guia foi cúmplice na obsessão de Michio em encontrar e fotografar uma criatura excepcionalmente rara, um animal cauteloso e esquivo, cercado de lendas e mistérios que habita os fiordes e campos de gelo do Alasca: o urso azul.

Em sua narrativa, o autor conduz o leitor por paisagens belas e exóticas, hábitat da vida selvagem glacial, aderindo à natureza de forma tão próxima e intima, que nada parece perturbar o prazer da aventura. Nem mesmo o fato de os dois protagonistas passarem todo o tempo vasculhando as paisagens da região sem jamais pôr os olhos no urso.

Após receber a notícia da trágica morte de Hoshino, em 1996, atacado por um urso, na Rússia, Schooler tinha mais um motivo para continuar sua busca pelo raro e misterioso animal. Desafiando todos os obstáculos, pondo em risco a própria vida, ele não medirá esforços para completar a jornada que iniciou junto ao amigo e só terá sossego ao conseguir fotografar o urso azul.

Neste relato emocionado, Lynn Schooler reparte com os leitores detalhes de uma aventura, no cenário deslumbrante de arquipélagos selvagens e densas florestas da costa glacial do Alasca, ao mesmo tempo em que celebra uma década de amizade com um homem incomum que o fez mergulhar numa jornada de autoconhecimento e mudar para sempre sua maneira de encarar a natureza humana.



Opinião Pessoal: O livro descreve a obsessão de dois amigos em encontrar e fotografar uma criatura excepcionalmente rara, um animal cercado de lendas e mistérios: o urso azul. De quebra, contém oito páginas de fotos coloridas, incluindo a tão cobiçada foto do Urso Azul.

Minha Avaliação: Ótimo!

VOLTAR‎