Home‎ > ‎80 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

RIO DA DÚVIDA – Autor: Candice Millard


RIO DA DÚVIDA – Autor: Candice Millard


“A sombria viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia.” 




Em 1913, Theodore Roosevelt (1858-1919), que havia sido duas vezes presidente dos Estados Unidos, estava desiludido da política depois de ver frustrada nas urnas sua busca por um terceiro mandato. Espírito aventureiro, ele já havia realizado safáris na África e explorado o interior ainda bravio da América do Norte. Mas dessa vez, para purgar suas frustrações, escolheu um desafio ainda maior: mapear um rio turbulento e sinuoso, de percurso ainda desconhecido, no coração da selva amazônica brasileira.

Surgiu assim a Expedição Roosevelt-Rondon, em que o comando seria dividido entre o ex-presidente americano e o então coronel Cândido Rondon, o maior desbravador do interior do Brasil, responsável pela expansão da rede telegráfica nacional.

Com base numa ampla pesquisa que consumiu quatro anos e abarcou diários, cartas, relatórios científicos, jornais e revistas da época, O rio da Dúvida narra passo a passo essa aventura única, que custou a vida de quatro homens e quase levou o próprio Roosevelt à morte no meio da mata.

Da escolha dos cientistas participantes da expedição até seu dramático desfecho, da compra de equipamento inadequado aos problemas de escassez de comida, das divergências entre Roosevelt e Rondon sobre os objetivos da empreitada aos confrontos com índios hostis, tudo é narrado em detalhes nesta narrativa envolvente como um romance.

Não foi por acaso que a comunidade científica internacional custou a acreditar no tamanho da façanha, que mudou o mapa da Amazônia brasileira, ao inscrever nele um rio até então desconhecido, o rio da Dúvida, rebatizado por Rondon de rio Roosevelt, nome que mantém até hoje.

As informações exaustivas sobre a fauna, a flora e os povos indígenas da região explorada não obscurecem - pelo contrário, realçam - o drama humano envolvido nessa saga, em que sobressaem as gigantescas e contrastantes figuras de Roosevelt e Rondon.

"Uma história rica e dramática, que envolve desde o íntimo dos personagens até acontecimentos devastadores." - Janet Maslin, The New York Times

"Há poucos livros como este, em que um autor cria uma história tão envolvente depois de ter passado tanto tempo vasculhando material de arquivo." - The Washington Post


Opinião Pessoal: Um livro histórico e absorvente, e que resgata uma das maiores sagas empreendidas por Rondon na Amazônia, ao mapear o rio da Dúvida, juntamente com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt.

Minha Avaliação
: Excelente! 

VOLTAR‎