Home‎ > ‎100 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

SOBRE HOMENS E MONTANHAS – Autor: Jon Krakauer


SOBRE HOMENS E MONTANHAS – Autor: Jon Krakauer




Você sabia que é possível escalar cachoeiras? Sabia que o monte McKinley, no Alasca, o maior dos Estados Unidos, possui um dos ambientes mais inóspitos do planeta e que mesmo assim cerca de trezentas pessoas o escalam a cada ano? Você sabe qual é a segunda maior montanha do mundo? E sabe que ela é bem mais difícil de ser escalada do que o Everest? Por que tantas pessoas arriscam a vida nas paredes de gelo e rocha? Nessa coletânea de artigos e reportagens sobre aventuras vividas ao redor do mundo, do Himalaia ao Alasca, Jon Krakauer, autor de No ar rarefeito e Na natureza selvagem, mostra homens e mulheres que enfrentam paredes de gelo e rocha por todo o planeta, revela o que eles fazem, como sobrevivem e o que os motiva.


Sinopse: O fascínio que as montanhas exercem nos praticantes de escalada e montanhismo é difícil de explicar.

Não seria exagero nenhum afirmar que a pessoa que ama a montanha se ficar muito tempo longe dela pode tornar-se alguém perturbado.

O equilíbrio mental e emocional depende da quantidade de tempo gasto na montanha.

O livro é uma verdadeira declaração de amor, admiração, respeito e devoção de várias pessoas às montanhas.

Apoiando-se em vários contos, mas sempre utilizando o mesmo estilo narrativo característico de Krakauer, “Sobre Homens e Montanhas” é um livro que deveria existir na estante de cada abrigo de montanha, sedes de clubes e escolas de montanhismo.

Muitas das histórias contidas nos contos não é difícil não se identificar devido à paixão depositada ali pelo autor.

“Sobre Homens e Montanhas” é muito além de um simples clássico a ser lido, e sim a leitura obrigatória a todo montanhista, além de livro de cabeceira de qualquer aventureiro.

Fonte: www.blogdescalada.com


Opinião Pessoal: São doze artigos em que o jornalista e montanhista americano tenta compreender, fundamentalmente, por que homens e mulheres se aventuram por paredes de rocha e gelo como se procurassem voluntariamente a morte. Um dos melhores livros que já li sobre o assunto.


Minha Avaliação: Excelente! Recomendo com efusão!