Home‎ > ‎100 Livros que Li e Gostei‎ > ‎

VICIADO NO PERIGO – Autor: Jim Wickwire


VICIADO NO PERIGO – Autor: Jim Wickwire




Com espírito aventureiro, Jim Wickwire viveu parte de sua vida literalmente à beira do abismo. Foi testemunha, em primeira mão, de glórias e tragédias a mais de 6.000 metros de altura e enfrentou frio intenso, nevascas e avalanches para se tornar um dos alpinistas mais completos dos EUA. Jim viajou por todo o globo, do Alasca aos Alpes, dos Andes ao Himalaia, em busca de novos desafios e picos mais altos para conquistar. Nesse caminho, acumulou um rol extraordinário de façanhas históricas. Foi um dos primeiros norte-americanos que escalaram os 8.610 metros do K2, reconhecido como o pico de escalada mais difícil e perigoso do mundo. Fez também a primeira subida em estilo alpino ao temido monte McKinley, no Alasca, onde passou várias noites sem a proteção de uma barraca, acampado em bivaque dentro de cavernas e grutas geladas. Junto aos triunfos, porém, vieram sofrimentos e perdas que ainda hoje o atormentam. Numa escalada, com o ombro quebrado numa queda e sem poder fazer nada, presenciou a lenta agonia de um amigo, morto por congelamento. Açoitado por nevascas, Wickwire passou duas semanas completamente sozinho numa geleira remota, até ser resgatado. Em duas outras expedições, viu três companheiros caírem em abismos e desaparecerem na névoa das montanhas. Viciado no Perigo é um retrato ímpar e emocionante da coragem, perseverança e dignidade de um homem. Uma história de aventura em seu sentido mais verdadeiro.


Sinopse: Mallory, Messner, Hillary, Norgay, Bonatti, Herzog, Lachenal, Rébuffat, Terray, a lista não é pequena mas citar qualquer um desses nomes não passa desapercebido por qualquer montanhista, do novato ao mais experimentado. Mas esse rol de alpinistas ilibados também conta com ilustres desconhecidos ou pouco conhecidos, que nem por isso deixam de ter grandes feitos em seus currículos e grandes aventuras em sua jornada, esse é o caso de Jim Wickwire. Primeiro americano a subir o K2, teve uma vida permeada de aventuras e feitos notáveis, como um fantástico bivaque a incríveis ascensões em solo, mas também com algumas tragédias. Para conhecer melhor esse cara, seus feitos e fatos a dica que damos é a autobiografia intitulada “Viciado no Perigo” da Editora Manole, uma leitura emocionante, as vezes tensa, mas verdadeira, do jeito que todos montanhistas gostam.


Opinião Pessoal: Um livro mágico e muito bem escrito, Emocionante! Um mergulho de cabeça no universo de escaladas, montanhismo, seus perigos e prazeres. A vida do autor nesse relato verídico, suas aventuras, experiencias de quase morte, perda de amigos, situações extremas, o apoio de sua esposa e da familia, um livro que mostra todo um mundo, exitante e elétrico ao mesmo tempo.


Minha Avaliação: Imperdível! Leitura trepidante do início ao fim! Somente para quem tem coração forte! Nota 10!