Home‎ > ‎Mídia‎ > ‎

SITE DA ANAJUSTRA - 25/09/2013





Tudo começou em outubro do ano 2000 quando, às vésperas de completar 50 anos, buscava uma aventura que unisse religião, cultura, esportividade e, que ao mesmo tempo, fosse, além de inesquecível, marcante e acessível à minha nova idade. 

Afinal, qual é o cristão que não procura robustecer sua fé? Qual o turista que não almeja desbravar lugares novos? E qual o esportista que não gosta de desafios? 

Assim, após incessantes pesquisas, elegi percorrer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, partindo de Saint Jean Pied de Port, no sul da França, em uma "viagem" de mais de 800 quilômetros, a pé! Um sonho concretizado em abril/maio de 2001. 

 


Posso afirmar que, com certeza, somente quem participa e compartilha dessa experiência, pode aquilatar o grande significado do caminho, que se reflete depois em nosso cotidiano. Porquanto, ele enleva e enlaça a todos, sublima nossas mazelas mais profundas, e se instala no coração do caminhante, quando se está só, diante daquela imensidão, numa terra alheia, longe dos amigos e familiares queridos. 

Por isso mesmo, a rota Jacobéia é uma experiência única que torna a pessoa diferente e só pode ser sentida por aqueles que a realizam.  

Após esse estupendo debute, percorri inúmeros outros caminhos pelo Brasil, sempre utilizando minhas férias anuais para empreender tais “viagens”, onde o importante é o contato com a natureza e com as pessoas das localidades visitadas, além de proporcionar um tempo para intensa reflexão e autoconhecimento. 

Fruto do “vírus peregrino”, depois do batismo de 2001, retornei ainda outras 5 vezes à Santiago de Compostela, sempre a pé. A última, em 2013, quando parti de Lisboa, em Portugal,  caminhei 630 quilômetros por terras lusitanas e espanholas, até o aporte final, na catedral compostelana. 

Todas essas aventuras estão publicadas em meu singelo site, com fotos e dicas de cada etapa vivenciada em todos os caminhos que já percorri. quem tiver curiosidade, acesse: www.oswaldobuzzo.com.br


 


  Oswaldo Buzzo - 15ª Região