Home‎ > ‎

Rota da Revolução -1932


2019 – ROTA DA REVOLUÇÃO DE 1932 – JACUTINGA/MG - 33 QUILÔMETROS

"A Revolução Constitucionalista de 1932 (podemos chamar também de Revolução de 1932 ou Guerra Paulista) foi um movimento ocorrido no Estado de São Paulo. Em meio a armas, os revolucionários tinham como meta derrubar o governo ativo na época, o governo de Getúlio Vargas."




Durante o ano de 1932, o descontentamento dos políticos e da elite paulista com o governo provisório instaurado por Getúlio Vargas, através da chamada “Revolução de 1930”, provocou, no dia 9 de julho, o levante patrocinado pelo Estado de São Paulo.

Intensos combates se seguiram na divisa dos Estado de São Paulo com Minas Gerais, mormente, na região abrangida pelos municípios de Itapira/SP e Jacutinga/MG, onde muitas baixas ocorreram.

Essa aprazível cidade mineira possui fazendas, sítios, estações, casarões e igrejas que ajudam a contar essa história.

Assim, animado em conhecer “ao vivo” tais relíquias de nosso passado recente, retornei a essa simpática urbe, que tão bem acolhe seus visitantes.

Quando ali cheguei, tive o prazer de rever o Vinícius Souza que, novamente, seria o meu companheiro na caminhada.

Após as necessárias e sinceras festividades inerentes ao aguardado reencontro, nos hospedamos no Hotel Ghandi, onde me foi disponibilizado um excelente quarto individual, ao preço de R$70,00/dia.

À noite, atendendo ao amável convite do amigo Polly Ferreira, seguimos até a sua residência, onde aconteceu uma animada confraternização.

Nessa oportunidade, tive a alegria de reencontrar pessoas especiais, que não via a algum tempo, como o Nelson Costa e o Ely Prado, amigos do mais alto gabarito.

Contudo, nos recolhemos cedo, pois o dia seguinte seria bastante movimentado.




EM CONSTRUÇÃO! EM BREVE, UM SINGELO DIÁRIO DE BORDO!