Home‎ > ‎

Rota São Miguel Arcanjo


ROTA SÃO MIGUEL ARCANJO – PIQUETE/SP – 13 QUILÔMETROS

Glorioso São Miguel Arcanjo, poderoso vencedor das batalhas espirituais, vinde em auxílio das minhas necessidades espirituais e temporais. Afugentai de minha presença todo male todo ataque e ciladas do inimigo. Com sua poderosa espada de luz, derrotai todas as forças malignas e iluminai meus caminhos com a luz de tua proteção. Arcanjo Miguel, do mal: libertai-me; do inimigo: livrai-me; das tempestades: socorrei-me; dos perigos: protegei-me; das perseguições: salvai-me! Glorioso São Miguel Arcanjo, pelo poder celeste a vós conferido, sê para mim o guerreiro valente e conduzi-me nos caminhos da paz. Amém!




Pernoitando em Piquete, aproveitei minha estadia nessa simpática localidade para conhecer uma parte da Rota São Miguel Arcanjo, uma trilha que tem seu início na rodovia BR-459 e, mais abaixo, se enlaça com a antiga estrada que ligava Piquete/SP a Itajubá/MG, hoje desativada, que é utilizada por romeiros há mais de 60 anos.

Nesse percurso, em determinado trecho, o caminhante perpassa defronte à Gruta de São Miguel Arcanjo, edificada nas faldas da serra da Mantiqueira, e finaliza seu trajeto na igreja matriz da cidade.


A Gruta de São Miguel Arcanjo, em Piquete/SP


A MINHA CAMINHADA

Partindo da Pousada Vale das Colinas onde me hospedara, eu caminhei por ruas movimentadas e com expressivo trânsito de veículos, e nesse itinerário, basicamente, eu segui em direção à Estrada Paulo Noia, situada no bairro da Tabuleta.

Após percorrer 5 quilômetros integralmente urbanizados e sempre em leve ascendência, eu ultrapassei um ribeirão por uma ponte, depois, passei a caminhar sobre terra e logo adentrei em nichos da mata atlântica, num trajeto fresco e sombreado.

Então, caminhados mais 1.000 m, cheguei à Gruta de São Miguel Arcanjo, situada no topo de arborizada colina, a 876 m de altitude.

Edificada num espaço místico e diferenciado, de onde se delineia um visual espetacular de toda a região, dali se pode apreciar a exuberante Mata Atlântica e a cidade de Piquete, além do local oferecer instalações sanitárias e água de nascente para matar a sede de seus visitantes.


Vista desde a Gruta de São Miguel Arcanjo, com a cidade de Piquete abaixo..

Tal enclave, por sinal, muito bem cuidado, já se tornou roteiro de visitas, inclusive, de turistas que vão a Piquete exclusivamente para conhecê-lo, podendo ser acessado por veículos e através de trilhas de caminhada ou bicicleta, num passeio imperdível.

Além disso, trata-se de um local de peregrinação e fé, muito utilizado como ponto de passagem e parada dos romeiros que descem a serra da Mantiqueira, mormente, daqueles de se dirigem à Basílica Mariana de Aparecida.


A oração, pedindo proteção ao Arcanjo Miguel.

Então, após uma pausa para orações, fotos e hidratação, e enquanto contemplava a magnífica paisagem que dali se descortinava, aproveitei para recitar a Oração de São Miguel Arcanjo, afixada numa placa fincada ao lado da gruta, que assim diz:

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e as ciladas do demônio. Subjugue-o Deus instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!

E, logo depois, revigorado física e espiritualmente, retornei sobre meus passos até o centro da urbe, onde dei por encerrada minha efêmera, mas profícua e agradável peregrinação por terras piquetenses.

À tarde, após o almoço e breve descanso, fiz demorada visita à magnífica igreja matriz da cidade, cuja construção em formato marcante e peculiar, impressiona pelo conjunto inovador.


Diante da Gruta de São Miguel Arcanjo, um local espetacular, de muita paz e beleza.


A IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL ARCANJO – PIQUETE/SP


A Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, em Piquete, é um templo religioso católico de arquitetura moderna o que, além da devoção por São Miguel Arcanjo, o torna um monumento bastante atrativo, recebendo visitantes de todo o Brasil.

Construída na década de 1960, ela foi projetada pelo arquiteto Prometheu da Silveira, é adornada por imagens do artista plástico Antônio César Dória, tem capacidade de receber até 1.000 pessoas em seu interior e foi inaugurada em 27 de janeiro de 1970.


A belíssima igreja matriz de Piquete/SP.

Sua arquitetura contemporânea em formato tetraédrico é explicada pelo fato de o arquiteto da igreja ser maçom, daí a geometria da construção apresentar muitos triângulos equiláteros, que representam os ideais da maçonaria: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Esses símbolos triangulares também podem ser encontrados, por exemplo, na nota de dólar, na bandeira de Minas Gerais e em muitos outros lugares, por influência da maçonaria, assim, o templo foge completamente do padrão convencional de igrejas com formato retangular ou de cruz.

Os sinos estão em uma torre fora do prédio da igreja, em estrutura à parte, o que também é bastante incomum: são 3 colunas unidas por triângulos equiláteros, mais uma vez, de inspiração maçônica.


O interior da belíssima igreja matriz de Piquete/SP.

Seus vitrais mostram os três Arcanjos (Miguel, Rafael e Gabriel) e a principal peça do seu acervo é a imagem de São Miguel Arcanjo (madeira de São João Del Rei), mas além dela, outras peças em madeira também podem ser observadas como: o Cristo Morto, Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos.

Já a belíssima imagem de São Miguel Arcanjo localizada na porta do Santuário foi talhada por uma dupla de escultores residentes em Cuiabá/MT, pai e filho, que estiveram na cidade, recentemente, e a confeccionaram em cimento.

São Miguel Arcanjo é o padroeiro de Piquete e seu dia é comemorado em 29 de setembro com novena, procissão e uma retumbante festa na cidade.


A escultura de São Miguel Arcanjo, localizada junto à porta de entrada do templo.


FINAL

Para encerrar, nada melhor que recitar a Oração a São Miguel Arcanjo, pedindo bênçãos e a proteção divina:

Príncipe Guardião e Guerreiro, defendei-me e protegei-me com Vossa Espada. Não permita que nenhum mal me atinja. Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência. Livrai-me de pessoas negativas e espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares. Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens. Trazei a paz e a harmonia. São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos, que Deus impere e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.

Amém!

Bom Caminho a todos!



Agosto/2021