1º dia: PARAISÓPOLIS/MG a LUMINOSA/MG – 24 quilômetros


1º dia: PARAISÓPOLIS/MG a LUMINOSA/MG – 24 quilômetros 

"O destino não é questão de oportunidade. É uma questão de escolha. Não é algo a ser esperado, é algo a ser alcançado." (William Jennings Brya) 


Esta etapa era minha velha conhecida e não apresenta grandes acidentes altimétricos, evidentemente, em se tratando do Caminho da Fé.

Saída às 6 h, depois de ingerir farto café da manhã, que a Jandira, Gerente da Pousada, me disponibilizou às 5 h 30 min.

O dia estava frio, temperatura ao redor de 14 graus, extremamente agradável para caminhar.

Os primeiros 4 quilômetros, praticamente, todo ele percorrido em zona urbana, me levou a transitar sobre piso asfáltico, enquanto o dia lentamente clareava.

Depois, adentrei numa estrada de terra, situada do lado direito da rodovia que liga São Bento do Sapucaí/SP a Brasópolis/MG.
O trecho sequente, todo plano, me levou, depois de percorrer 12 quilômetros, ao início da serra do Cantagalo, que venci em bom ritmo.

Às 9 horas eu adentrei ao bairro Cantagalo e ali fiz um pausa para descanso e hidratação na Pousada e Restaurante do Jucemar.

Aproveitei a ocasião, também, para carimbar minha Credencial Peregrina.

Infelizmente, seu proprietário se encontrava ausente a trabalho, no entanto, fui muito bem atendido por seu genitor, o Sr. Paulo, a quem agradeço a hospitalidade.

Prosseguindo depois de vencer mais 3 quilômetros, em lenta aclividade, deixei o Estado de São Paulo e adentrei no de Minas Gerais.

E após percorrer mais 3 quilômetros em ríspido descenso, aportei a Luminosa/MG, local onde me hospedei nesse dia.

Algumas fotos dessa etapa:


Pedindo a benção da Mãe Aparecida, na Pousada da Praça, em Paraisópolis/MG.


Flores no caminho... sempre bem-vindas!


Caminho plano, céu azul, dia belíssimo!


Frondosa árvore, que sempre fotografo quando por aí passo. Ao fundo, de verde, a igreja de Santo Antônio.


Início de forte descenso, em meio a muito verde.


Apesar da estiagem reinante, havia água nesse biquinha.


A cachoeira do ribeirão Cantagalo.


Igrejinha situada do bairro do Cantagalo.


Integralmente solitário na trilha, hora de comemorar.


A charmosa Luminosa já aparece ao fundo e abaixo, rodeada por imensas serras.


A penúltima curva... quase chegando!


Ao fundo, a Igreja matriz de Luminosa/MG. 

RESUMO DO DIA - Tempo gasto, computado desde a Pousada da Praça, em Paraisópolis/MG, até a Pousada de Dona Ditinha, em Luminosa/MG: 5 h 30 min.

Pernoite: Pousada Caminho da Fé, de Dona Ditinha: Excelente! – Apartamento, com café da manhã e mais 2 refeições - Preço: R$85,00.


AVALIAÇÃO PESSOAL – Uma etapa tranquila, quase toda plana, à exceção da forte aclividade a ser enfrentada na serra do Cantagalo, além do desenfreado descenso até Luminosa. Porém, sempre em meio a exuberantes paisagens, rodeadas de muito verde. No geral, uma das jornadas mais fáceis e belas que enfrentei em Caminhos. Não se esquecendo de ressaltar o especial acolhimento que o peregrino recebe em Luminosa, na Pousada de Dona Ditinha.