10 RITUAIS DO CAMINHO DE SANTIAGO




140523-rituais-br-title

Os peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago praticam rituais pessoais e coletivos há anos com a esperança de que o ato ajude de alguma forma, seja com suas resoluções ou para receber bênçãos do Apóstolo Tiago Maior.

Aqui vai uma lista dos principais rituais do Caminho:


1. Empilhe uma pedrinha ao longo do Caminho

Some stones of sorrow piled up on the way to Torres del Rio

Algumas das pilhas de pedras que encontramos no caminho a Torres del Rio

Na verdade, essa tradição nasceu com o objetivo de alertar futuros peregrinos de que aquele era o caminho certo. Hoje em dia, o ritual é completamente diferente, com a pedra sendo sinônimo de arrependimento ou sofrimento espiritual. Ao empilhá-la e deixá-la para trás, você estará fazendo o mesmo com as suas dores.


2. Faça uma cruz de madeira e deixe-a em grades

A fence with wooden crosses made by pilgrims

Uma grade cheia de cruzes de madeira feitas por peregrinos. Crédito: Bryan Park

Adicione a sua cruz, feita com gravetos coletados no caminho, a grades a partir de Logroño e antes do aeroporto de Santiago de Compostela. Ninguém sabe realmente a razão desse ritual, mas acredita-se que serve para homenagear alguém que já faleceu ou como uma forma de dizer: “Eu estive aqui!” A intenção é certamente louvável, mas o visual é meio sinistro.


3. Beba vinho da Fonte de Irache

Daria enjoying an early glass of red wine

Daria curtindo a manguaça logo de manhã!

Ao deixar a charmosa Estella, depois de mais ou menos uma hora de caminhada, você vai ter o prazer de encontrar a fonte que oferece vinho e água de graça a peregrinos. Se você quer chegar em Santiago “cheio de força e vitalidade, beba este grande vinho e faça um brinde a felicidade”, é o que diz o letreiro das Bodegas Irache.


4. Jogue uma pedra na Cruz de Fierro

Our friend Lidia quit smoking at the Cruz de Ferro

Nossa amiga Lídia parou de fumar na Cruz de Fierro.

Se você tem um mau hábito que gostaria de parar ou se tem uma grande mágoa que não quer mais manter, traga consigo uma pedra e, de costas para a Cruz de Fierro, olhando para onde você deve recomeçar a caminhada, jogue a pedra para trás, sem olhar. E voilá: você está livre!


5. Toque a pilastra onde está a estátua do Apóstolo Tiago

A wheelchair-bound woman gets some help in touching the pillar of the Portico da Gloria

Uma cadeirante recebe ajuda para tocar o pilar do Pórtico da Glória. Crédito: Glen Gladman

Ao entrar na Catedral de Santiago de Compostela, toque o pilar central e lembre da razão que te fez percorrer o Caminho. Este pilar representa a Glória (daí o nome Pórtico da Glória). Alerta: Pegue um lencinho antes de tocar a pilastra. Você pode começar a chorar a qualquer momento (e não há problema algum nisso)!


6. Bata a sua cabeça na do mestre Mateo

A pilgrim head-bumps the statue of the Master Mateo

Uma peregrina se prepara para bater cabeça com mestre Mateo. Crédito: xxxx

O mestre Mateo foi o gênio criador da escultura do Pórtico da Glória. Diz a lenda que aqueles que batem a cabeça três vezes na cabeça esculpida do arquiteto recebe um pouco da sua sabedoria.


7. Abrace a estátua de Santo Tiago e visite seu santuário

Daria having a moment with Saint James

Daria having a moment with Saint James.

Ao entrar na Catedral, pegue a fila para abraçar o apóstolo Tiago Maior que fica exatamente atrás do altar. Em seguida, visite a cripta onde está o relicário com os ossos do santo e ajoelhe-se diante dele.

A tumba é a razão da existência do Caminho de Santiago, então dá para entender a importância deste ritual.


8. Escolha a sua área acadêmica no Colexio de Estudos Gallegos

If you haven’t figured out what you want to do in life, this tree can help you choose at least your academic path

Se você ainda não sabe o que quer fazer da vida, essa árvore pode ajudar pelo menos na área acadêmica. Fonte: Wikipedia

Na parede do Collexio St. Gerome, ao lado da Praça do Obradoiro, há a escultura de uma árvore com galhos representando nomes de faculdades. Feche os olhos, vire três vezes e, de costas para a escultura, aponte para trás e encontre o seu curso.

Nós pegamos filosofia e geografia (filosofia de viagem! Fechou!)


9. Vá à missa do peregrino e veja o botafumeiro

140523-rituals-09pilgrimsmass

O gigante e reluzente Botafumerio sendo preparado para levantar voo - que chega a mais de 20 metros - durante a Missa do Peregrino.

A missa é celebrada todos os dias do ano, salvo algumas excecōes. Os peregrinos que chegaram no dia anterior terão seus países de origem anunciados durante a celebração. Se você tiver sorte, pode ter a chance de ver o Botafumeiro, um turíbulo gigante que é balançado por 8 homens vestidos em túnicas de veludo vermelho.


10. Queime ou deixe algo no Cabo Finisterra

The aerial in cape Finisterre is covered clothes and shoes left by pilgrims at the end of their Camino.

Antena em Cabo Finisterra coberta com roupas e sapatos deixados por peregrinos ao final de seus Caminhos . Crédito: ictioscopio

Se decidir andar de Santiago de Compostela ao Cabo de Finisterra (mais ou menos 90 quilômetros), você estará atingindo o antigo “fim do mundo”. É uma tradição peregrina molhar os pés no oceano, queimar ou deixar algo que você carregou consigo o tempo todo durante a peregrinação, uma forma de celebrar o início de uma nova vida.


Fonte: http://seeyousoonmom.com/10-rituais-caminho-de-santiago/


VOLTAR‎