AS 8 CATEDRAIS DO CAMINHO DE SANTIAGO


AS CATEDRAIS DO CAMINHO DE SANTIAGO


Esse artigo foi escrito por Carlos Pérez Vaquero, espanhol de Valladolid, a quem os peregrinos agradecem.

Conta a história das 8 Catedrais do Caminho, que são: a Catedral de Jaca, a Catedral de Pamplona, as Catedrais de Logroño e Santo Domingo de la Calzada, em La Rioja, a Catedral de Burgos, a Catedral de León, a Catedral de Astorga e, finalmente, a de Santiago de Compostela Catedral.

O magnífico trabalho elaborado pelo Carlos nos fornece não só a história, mas as características arquitetônicas e artísticas destes grandes monumentos, que são as 8 grandes catedrais que foram erguidas ao longo do Caminho de Santiago de Compostela.

O artigo começa com a apresentação de Carlos:

"Eu me chamo Carlos Pérez Vaquero (Valladolid, 1969), sou licenciado em Direito, trabalho como técnico de marketing numa editora jurídica e, quando tenho tempo livre, escrevo. Normalmente, publico artigos jurídicos e contos, porém como tenho certa vinculação com o Caminho de Santiago, desde o final do ano passado passei a escrever uma série de artigos, onde conto a história e a arte das 8 Catedrais do Caminho de Santiago: Jaca, Pamplona, las dos de La Rioja (Logroño y Santo Domingo de La Calzada), Burgos, León, Astorga y Compostela."


AS OITO CATEDRAIS DO CAMINHO

O Caminho de Santiago nos propõe realizar uma viagem pelas oito Catedrais existentes em seu roteiro; um recorrido pela história e arte que começa em Jaca, que está situada aos pés dos Pirineus, e se encerra na Plaza del Obradoiro da capital compostelana.

Para seguir esta Rota, tomaremos como referência el Codex Calixtinus, o primeiro “Guia” dos peregrinos, que foi escrito no século XII, pelo monge Aymeric Picaud, onde ele descreveu as quatro principais vias por onde se podia chegar a Santiago; três delas (la Turonense, la Lemovicense y la Podiense) confluíam na localidade francesa de Ostabat, de onde prosseguiam seu caminho através do desfiladeiro de Roncesvalles y Navarra, até Puente la Reina.

A quarta via, aquela que vamos seguir nesse primeiro capítulo, era chamada de via Tolosana, que partia de Arlés, no sudeste da França, e passava por Montpellier y Toulouse, até chegar à cidade de Olorón, de onde os peregrinos (provinciais e italianos, sobretudo) atravessavam os Pirineus pelo porto de Somport, com destino a Jaca. Desde ali, depois de nove etapas, atravassando o canal de Berdún y Monreal, uniam o Caminho Aragonês com o ramal navarrês em Puente la Reina, em direção a Santiago.

01 - A CATEDRAL DE JACA

02 - A CATEDRAL DE PAMPLONA 

03 - LA RIOJA (LOGROÑO E SANTO DOMINGO DE LA CALZADA)

04 - A CATEDRAL DE BURGOS

05 - A CATEDRAL DE LEÓN 

06 -  A CATEDRAL DE ASTORGA 

07 -A CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA


Fonte: www.caminhodesantiago.com.br

VOLTAR