CONSELHOS ÚTEIS AOS PEREGRINOS

                                Recomendações importantes:

1

    O peso da mochila do peregrino não deve passar de 10% por cento de seu peso corporal, caso contrário, os pés estarão vulneráveis às bolhas e os joelhos às entorses.

    As roupas devem ser leves, e confortáveis. Os produtos de higiene e remédios devem estar em frascos pequenos e leves. Recomendo as embalagens de filme fotográfico por vedarem bem e serem inquebráveis.

    Para que sua caminhada tenha sucesso é necessário escolher uma mochila que melhor se adapte ao seu corpo e uma bota que lhe de o maior conforto possível. Qualidade em ambas as mercadorias fará toda diferença.

     ““ Hoje com as restrições nos vôos, sugiro que comprem um canivete ou uma pequenina faca na primeira cidadela, pois ela lhe fará falta ““.

    O caminho a pé deve ser feito sem tirar o pé do chão e para isso é preciso vencer a tentação das caronas, dos táxis ou dos ônibus.

    O caminho deve ser feito na mais completa solidão, pois nos possibilita arrancar as máscaras que normalmente usamos.

    Não é necessário um grande preparo físico, e sim uma forte decisão em dar o primeiro passo.

    Existe um momento em que “não é mais o corpo que nos leva, e sim nós que levamos o corpo”.

:: Segurança:

2

    É muito importante não carregar uma pochete grande, pois é chamariz para ladrões.

    Em momentos de insegurança, parar em algum povoado até readquirir a confiança. Ou buscar a companhia de outro peregrino que a (o) ajude.

    Para as peregrinas solitárias, não usar roupas provocantes como shorts ou decote. Ainda, não permanecer nunca só em nenhum albergue.

    Nos refúgios, pedir o selo (carimbo) na credencial de peregrino que deverá ser adquirida na Associação do Caminho de Santiago (fone 11 5549 6169).

ATENÇÃO: aos horários da siesta: o comércio fecha entre 13 h  e  17 h.

    Levar sempre algo para comer no caminho, manter sempre uma barra grande de chocolate consigo.

    Prestar atenção às setas amarelas pintadas ao longo do caminho, são elas que indicam ao peregrino a direção a seguir, é ela que na dia-a-dia conversa com você.

    Quando der início a sua caminhada, procurar um galho caído no chão que sirva como cajado, objeto imprescindível à caminhada.

    Não tenha vergonha de chorar, pois você está tendo a oportunidade de arrancar as máscaras que foram sendo colocadas no decorrer dos anos, se entregue verdadeiramente, pois o caminho é o encontro de si mesmo para si mesmo.

:: Os 10 erros mais freqüentes dos peregrinos:

    Wendy Bumgardner era secretária nacional da American Volksport Association, uma entidade que organiza eventos e caminhada por todo o EUA.

    Wendy verificou os dez erros mais freqüentes cometidos por quem pratica esta atividade física. Veja se você esta incluso em algum deles:

1 - PASSO MUITO GRANDE - Quando se acelera o ritmo à caminhada, há uma tendência natural em aumentar o tamanho do passo. Isso na verdade atrapalha a mecânica da caminhada, podendo acarretar em dores nas canelas. Se quiser caminhar mais rápido, o segredo é dar passadas menores e manter o ritmo.

2 - CALÇADOS IMPRÓPRIOS - Tênis pesados, duros com mais de um ano de uso, botas apertadas, não são bons para caminhar e podem gerar problemas nos músculos e articulações. Procure uma loja especializada do ramo e pesquise as opções oferecidas.

3 - PISADA ERRADA - Ao invés de pousar toda planta do pé de uma só vez no chão, procure toca-lo primeiro com o calcanhar e depois rolando a planta enquanto o corpo vai à frente. No final,para ganhar velocidade dê um último impulso com os dedos.

4 - BRAÇOS ESTICADOS - Braços esticados para baixo durante a caminhada causa inchaço nas mãos. Alterne o cajado de hora em hora, pois ele deixa os braços dobrados em 90 graus e isto dá conforto a caminhada.

5 - COTOVELOS PARA OS LADOS - Quem já dobra os braços durante a caminhada, muitas vezes comete o erro de apontar os cotovelos para os lados provocando um movimento lateral dos braços. Mantê-los apontados para trás será eficiente.

6 - CABEÇA ABAIXADA - Nada de ficar olhando para os próprios pés durante a caminhada. Procure sempre olhar para frente. O olhar deve dirigir-se a um ponto no chão entre 1,5 m a 3 m adiante dos pés. Esta postura auxilia a respiração e previne dores no pescoço, nas costas e ombros. Alem disso, poderá detectar com maior antecedência os obstáculos perigosos que possa haver no caminho.

7 - TRONCO INCLINADO OU BALANÇANDO - O tronco não deve inclinar-se para frente nem para trás, além de causar dores nas costas, a mecânica do exercício ficara bastante prejudicada, diminuindo a velocidade. Manter-se ereto, perpendicular ao chão. Um abdômen contraído ajudara na caminhada (incluir abdominais em rotina é uma boa idéia).

8 - ROUPAS ERRADAS - No verão caminhar com roupas leves e claras. No inverno, agasalhe-se bem. Se sair muito cedo pela manhã e o tempo estiver frio, vestir varia peças de roupas, inclusive quebra-vento, camiseta de manga longa, segunda pele. Assim que o tempo e o seu corpo forem esquentando, poderá ir tirando as peças, amarrando-as na cintura. Usar boné sempre.

9 - BEBER POUCA ÁGUA - Antes de sair para caminhar uns dez minutos antes tome um copo com água, isto o manterá hidratado. Durante o trajeto, beba o equivalente a um copo a cada uma hora. Evite bebidas com cafeína, tipo Coca-Cola, pois elas causam perda de liquido e como conseqüência, mais sede.

10 - CAMINHAR EM EXCESSO - Exagerar na rotina de caminhadas pode surtir o efeito contrario ao pretendido deixando-o cansado, irritado, sem entusiasmo e com dores.
 
 

:: Enxoval do Peregrino:

4

 

Para fazer o caminho de Santiago de Compostela você deverá levar alguns itens abaixo dependendo da estação escolhida (verão ou inverno).

 

 


PARA TODAS AS ESTAÇÕES:

  • 1 mochila de 40+5 litros cargueira
  • 1 par de botas de excelente qualidade
  • 1 sleep bag no máximo de 500 gramas (Saco de dormir)
  • 1 necessaire para colocar pertence pessoal e
  • 1 porta treco de peregrinos (contém todos os itens necessários para a caminhada e é aprovado pelas regras de segurança internacional para transporte de líquidos nos aviões e aeroportos.
  • 1 money belt
  • 1 sandália papete
  • 1 cantil de água ou hydro de 1 litro.

PARA CAMINHADAS NO VERÃO:

  • 2 calças bermudas de secagem rápidas
  • 2 camisetas de malha fina de manga curta e 1 de manga comprida de tecido que absorva o suor e seque rápido, de preferência que sejam de Poliamida
  • calcinhas descartáveis ou 3 calcinhas
  • 2 sutiãs
  • 4 pares de meias grossas e 4 pares de meias finas coolmax para não reter o suor
  • 1 fralda banho de bebe ou toalha super absorventes
  • 1 poncho de chuva que cubra também a mochila
  • 1 boné do tipo legionário

PARA CAMINHADAS NO INVERNO:

  • 1 corta vento impermeável
  • 1 conjunto X-Thermo
  • 1 blusa de Fleece
  • 1 gorro de Fleece
  • 1 protetor de orelhas de Fleece
  • 1 par de luvas de Fleece
  • 1 cachecol de lã ou de fleece (opcional)

APETRECHOS ÚTEIS:

  • 1 lanterna pequena
  • 1 máquina fotográfica
  • 1 óculos escuro
  • 1 protetor solar com hidratante
  • 1 polvilho Anti-Séptico Granado para usar nos pés a fim de evitar bolhas. Também pode ser usado como desodorante
  • 1 tubo de Hipoglos para massagear os pés ou Vick Vaporube. Coloque dentro de frasco de filme por serem leves e vedarem perfeitamente
  • 1 complexo vitamínico
  • 1 Bíblia pequena ou um livro de sabedoria (opcional)
  • 1 caneta e um bloco de notas para descrever os sentimentos
  • 1 porta-moedas pois na Espanha usa-se muitas moedas
  • Bandeirinhas do Brasil de tamanho médio para dar aos peregrinos, pois eles são apaixonados.

:: Albergues e refúgios - Existe uma série de regulamentos nos refúgios ou albergues em que ficam claros os direitos e os deveres do peregrino:

2

    O peregrino a pé tem prioridade nos alojamentos sobre os demais que fazem o percurso de bicicleta ou à cavalo.

    Os refúgios seguem determinados horários para abrir e fechar, por isso não tenha pressa em chegar, aproveite para descansar debaixo de uma árvore, refletir o que é necessário ser mudado em sua vida e etc...

    É necessário fazer silêncio, pois há peregrinos que se recolhem mais cedo.

    Se sair de madrugada, pegue seus apetrechos e arrume a sua mochila fora do quarto, pois não há coisa pior que ficar ouvindo saquinhos de supermercados sendo amassados. Isto é altamente irritante, respeite.

    Durante a noite deve-se usar uma pequena lanterna ou um isqueiro na ida aos banheiros e movimentar-se em silêncio.

    Use protetor auricular para aplacar eventuais ruídos, como os roncos fortes de peregrinos adormecidos.

    Deixe sempre limpa as áreas comuns nos abrigos arrumadas como gostaria de encontrar em sua chegada.

    A etapa de um peregrino é muito cansativa, alguns chegam até a beira de uma exaustão. É importante conhecer bem o seu limite de caminhada. Caminhar com tranqüilidade, desfrutar da beleza faz parte da peregrinação. Tire um cochilo, se largue na relva, ouça o canto dos pássaros, alivie seu ombro da carga de compromissos assumida no decorrer dos anos, pois este direito é seu, somente seu.

    Lembre-se de que caminhar é importante, chegar é conseqüência.

 :: Dicas Importantes para os pés:

3

    Lembre-se que seus pés precisarão estar sempre secos. Se perceber que estão suados, pare e aproveite para descansar, tire as botas, deixe respirar por 15 minutos, pois este é o tempo que seus pés levam para se recompor do stress e da umidade. Estes cuidados farão toda diferença em seu caminho.

    Paciência nesta hora é importante, pois seus pés é que te levarão a alcançar, seus objetivos e sonhos.

    Quando sentir arder alguma parte de seus pés, proteja imediatamente com esparadrapo de micro-poros. À noite procure deixar ventilar os pés, se tiver bolha não cubra com nada.

    Nesse caso, você terá duas opções: Furar a bolha, ou deixar o liquido que secará em quatro a cinco dias.

 
Extraído do site:  www.momentounico.com

VOLTAR