QUESTÕES IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DE LONGAS CAMINHADAS


QUESTÕES IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DE LONGAS CAMINHADAS


Apresento abaixo algumas observações que julgo pertinentes à manutenção da saúde para aqueles que pretendem se preparar visando percorrer o Caminho de Santiago. A caminhada é uma atividade física bastante segura e adequada para a maioria das pessoas. Mesmo aquelas que apresentam algum problema de ordem médica, podem praticá-la desde que haja acompanhamento médico ou de algum profissional da área de saúde.

Essa é uma atividade simples, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados para que seja eficaz e traga benefícios reais para quem pratica. A primeira coisa que deve ser observada é a sua frequência de realização de, no mínimo, três vezes por semana. A prática regular da caminhada é muito importante para que os objetivos em relação à capacidade cardiorrespiratória e para aumentar o gasto calórico sejam alcançados. Mas atenção!!!! A progressão da intensidade e da distância deve ser lenta para evitarmos sobrecarga.

 


CUIDADOS DURANTE A CAMINHADA 

•  Respeitar níveis de aptidão física individuais.

•  Realizar alongamento antes e após a atividade, pois previne lesões, deixam músculos mais flexíveis e aliviam tensões musculares.

•  Escolher local apropriado. O terreno deve ser regular, preferir grama ou terra.

•  Escolher um calçado macio, flexível, com amortecedores de choque e justo o suficiente.

•  Usar roupas leves, jamais roupas de plástico.

•  A hidratação é indispensável, devemos beber água ou isotônicos, antes, durante e depois dos exercícios.

•  Ao exercitar devemos nos esquecer da respiração, ela será controlada automaticamente. Devemos apenas observá-la quando se torna ofegante, pois isto é um indicativo de que o esforço físico ultrapassou seu limite.

•  Dor no peito é indicativo de diminuição da passagem de sangue nas coronárias. Deve interromper a atividade física e procurar um médico.

•  Dor no lado esquerdo do corpo, na região do baço, ocorre quando há diminuição da quantidade de oxigênio no diafragma. Não há necessidade de interromper a atividade, apenas diminuir o ritmo.

•  A cãibra é uma contração muscular intensa, involuntária e dolorosa que pode ter como causas mais comuns: perda excessiva de água ou acúmulo de ácido lático em atividade muito intensa. Devemos realizar alongamento do músculo envolvido e colocar compressas de água quente.



LESÕES FREQUENTES

DistensõesOcorrem quando o músculo ultrapassa os limites de sua elasticidade, provocando algum grau de ruptura em suas fibras. Normalmente acontecem durante uma corrida por alongamento excessivo durante a passada ou aumento repentino de velocidade. Nesse caso, é necessário interromper a atividade e começar um tratamento imediato. Realizar imobilização, compressão, elevação da perna e aplicação de gelo durante 15 minutos. Para evitar distensões é necessário aumentar a flexibilidade muscular. Os alongamentos devem ser realizados não só antes da corrida. Estabeleça um aumento gradual na prática de alongamento muscular. Algumas situações como caminhadas em chão muito duro em longas distâncias, calçados sem amortecedor de choques, aumento repentino de velocidade - principalmente na subida - e falta de alongamento, contribuem para o aparecimento das seguintes lesões:

Tendinite de AquilesÉ uma inflamação que ocorre no tendão de Aquiles. Apresenta dor na região logo acima do calcanhar. No início a dor aparece apenas após a corrida, se não for tratada corretamente essa dor pode evoluir, causando até o impedimento à prática da corrida.

TibialgiaÉ uma inflamação causada por força de distensão na membrana interóssea entre a tíbia e a fíbula. Provoca dor na região anterior da tíbia (canela).

Fascite PlantarÉ uma inflamação do tecido fibroso que reveste toda a planta do pé. A dor surge principalmente na região do calcanhar. Como tratamento imediato dessas lesões devemos fazer repouso e uso de gelo. Se os sintomas persistirem a fisioterapia é indicada para diminuir o processo inflamatório.

Colaborador: Tácio Renato (AACS-Brasil)

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