Dicas e Saúde‎ > ‎

20 MOTIVOS PARA CAMINHAR !!

20 MOTIVOS PARA CAMINHAR !!

 

        Estudos realizados em centros do mundo inteiro comprovam que a mais simples e democrática de todas as atividades físicas – andar – é uma forma fácil, rápida e barata de sair do sedentarismo, emagrecer, ganhar fôlego e tonificar o corpo. 
        Nesse diapasão, a prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a auto-estima, especialmente quando adotada por pessoas da chamada melhor idade, pois exercícios regulares são fundamentais para uma vida saudável e um corpo em forma.
        No aspecto funcional, imprescindível destacar o fortalecimento dos ossos, aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações, manutenção da postura e aumento da capacidade de coordenar melhor os movimentos. 
        No aspecto psicológico, há um aumento na disposição, melhora da auto-estima e da sensação de bem-estar. Esse conjunto de benefícios colabora para melhorar a qualidade de vida.
        Aqui você vai encontrar vinte ótimas razões para vencer a preguiça, calçar o tênis e sair andando por aí hoje mesmo.

1 – NÃO EXIGE EQUIPAMENTO – Um par de tênis, short e camiseta. É o que você precisa para começar a andar. E o melhor: só vai pagar uma academia se quiser caminhar na esteira (e não tiver uma em casa) ou contar com o auxílio de um professor. Caso contrário, qualquer parque ou rua pode se transformar em local de treinamento. Sem falar que não tem que abandonar a prática nas viagens de fim de semana e férias.

2 - EMAGRECE – Mas, para ver o ponteiro da balança descer, é preciso caminhar com ritmo e manter uma regularidade mínima de três vezes por semana. Caminhando devagar, no estilo passeio, uma mulher com 55 quilos consome cerca de 300 calorias em uma hora. Se andar um pouco mais rápido ou em uma pequena subida, a queima sobe para 400 calorias.

3 – AUMENTA O FÔLEGO – Quando você mexe o corpo, todo o organismo, principalmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem caminha habitua os pulmões a essa sobrecarga.

4 – PREVINE VÁRIAS DOENÇAS – Um estudo recente da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, mostrou que andar numa velocidade moderada durante 30 minutos por dia pode diminuir em até 40% os riscos de doenças cardíacas em mulheres. Caminhar reduz a pressão sangúinea, os níveis de colesterol no sangue e o risco de ter osteoporose e diabetes. A pesquisa comprova ainda que o exercício também deixa para trás um das doenças que mais mata os brasileiros, o acidente vascular cerebral.

5 – MODELA AS PERNAS – A musculatura dessa região é bem solicitada durante a caminhada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular é discreto, mas como andar também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente. E mais: conforme a musculatura aumenta, vai buscar um lugar para se alojar e acaba disfarçando a celulite. Além disso, como melhora a capacidade cardiovascular e a circulação sanguínea, é importante para retardar o aparecimento de vasinhos.

6 – EVITA RUGAS – Quem pratica exercícios, inclusive a caminhada, aumenta a quantidade de antioxidantes para neutralizar a ação dos radicais livres (substâncias que agem matando as células sadias do organismo). Com mais antioxidantes, sua pele fica jovem e as rugas demoram a aparecer. Não esqueça de usar protetor solar à prova d`água se a caminhada for ao ar livre.

7 – MELHORA A QUALIDADE DO SONO – Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que fazem atividade física regular com intensidade média pegam no sono mais rapidamente e acordam menos à noite. É durante o sono que acontece o pico de produção de gH, o hormônio do crescimento. Ele tem um papel importante no processo de renovação celular, que mantém a integridade de cabelo, pele, unha e também músculos.

8 – GARANTE DISPOSIÇÃO – Se você caminha, a sensação de calma e felicidade é garantida. Tudo porque a atividade física favorece a produção de endorfina e serotonina, substância que garatem bem-estar. Uma pesquisa recente do departamento de psicologia do Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que justamente por isso a caminhada diminui os sintomas clínicos e a quantidade de medicamento usada por pacientes com quadros moderados de depressão.

9 – EXERCITA A CABEÇA – É fato que a prática de exercícios melhora muito a capacidade mental, uma vez que aumenta oxigenação do cérebro e provoca uma avalanche de nutrientes e de substâncias essenciais para o funcionamento dele. Com a mente a pleno vapor, você tem um bom desempenho nas atividades que exigem raciocínio rápido, o que acaba refletindo no seu trabalho e estudos.

10 – AMPLIA O CÍRCULO DE AMIZADES – Tem gente que adora andar porque não precisa de ninguém por perto, mas há também quem reúne a galera para caminhadas em grupo. O bom nesse caso, é que um incentiva o outro a acordar cedo, a percorrer mais um quilômetro... Esses encontros, aliás, são perfeitos para achar a cara-metade. Sabe como é: o mesmo estilo de vida, os mesmo hábitos saudáveis...

11 - PREVINE O DIABETES TIPO 2 - Caminhar 150 MINUTOS POR SEMANA e perder 7% do peso corporal REDUZ EM 58% o risco de a pessoa desenvolver DIABETES TIPO 2, segundo o Programa de Prevenção do Diabetes, uma das maiores pesquisas clínicas sobre os efeitos de exercícios e alimentação na prevenção da doença.

12 - FORTALECE O CORAÇÃO DO HOMEM - Um estudo mostrou que as TAXAS DE MORTALIDADE entre HOMENS aposentados que praticamente NÃO CAMINHAM é quase DUAS VEZES MAIOR do que os índices de mortalidade dos aposentados que caminham mais do que 1,2 km por dia.

13 - FORTALECE O CORAÇÃO DA MULHER - O “Estudo das Enfermeiras”, que envolveu mais de 72 mil mulheres nos EUA, apontou que as MULHERES QUE CAMINHAVAM pelo menos três horas por semana REDUZIRAM EM 35% O RISCO DE INFARTO ou doença do coração em comparação com as mulheres que não caminhavam.

14 - FAZ BEM PARA O CÉREBRO - Mulheres que fazem CAMINHADAS LEVES A MODERADAS por, pelo menos, 90 MINUTOS SEMANAIS têm menos declínio cognitivo do que as que caminham menos do que 40 minutos por semana, segundo um estudo sobre os efeitos de caminhar nas FUNÇÕES CEREBRAIS.

15 - FORTALECE OS OSSOS - As pesquisas mostram que mulheres na menopausa que andam até 1 KM POR DIA têm MAIOR DENSIDADE ÓSSEA do que as que não andam nem essa distância.

16 - MELHORA OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO - Caminhar por 30 MINUTOS DE TRÊS A CINCO VEZES POR SEMANA, durante 12 semanas, DIMINUI EM 47% OS SINTOMAS DE DEPRESSÃO, segundo pesquisas. A depressão é considerada agravante de RISCO CARDÍACO.

17 - REDUZ O RISCO DE CÂNCER DE MAMA E DE CÓLON - CAMINHAR RAPIDAMENTE entre 75 minutos e duas horas por semana REDUZ EM 18% o risco do CÂNCER DE MAMA. Em pacientes com CÂNCER DE CÓLON, a caminhada, além de prevenir a doença, REDUZ A MORTALIDADE dos pacientes com este tipo de câncer.

18 - AUMENTA O CONDICIONAMENTO FÍSICO - Praticar 30 MINUTOS DE CAMINHADA TRÊS VEZES POR SEMANA aumenta significativamente a CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA do praticante.

19 – MESMO EM PEQUENAS “DOSES”, A CAMINHADA TRAZ BENEFÍCIOS - Um estudo sobre mulheres sedentárias mostrou que caminhadas rápidas de apenas DEZ MINUTOS, TRÊS VEZES POR DIA aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ajuda na PERDA DE PESO.

20 - QUEM CAMINHA ENVELHECE MELHOR - Uma série de pesquisas demonstrou que a caminhada aumenta o grau de CONDICIONAMENTO FÍSICO e previne a invalidez na TERCEIRA IDADE.      

                              
             OS DEZ ERROS MAIS COMUNS NA HORA DE CAMINHAR !!

        A caminhada é uma das opções simples e prática. Não requer investimento financeiro, pode ser praticada a qualquer horário, por qualquer pessoa.

1) Evitar passos largos - Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, além do risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar no chão - Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou “marretar” o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3) Postura errada é prejudicial - A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

4) Não caminhar com pesos - Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado - Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis é ainda a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também precisa ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que têm solado antiaderente.

6) Hidratar-se é fundamental - É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos.

7) Atenção com a alimentação - Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8) Nada de hiper-treinamento - A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9) Não esquecer o alongamento - O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Horário ideal - Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9h e 11h, por causa dos raios solares e depois das 16h. E sempre passar o protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.

Fonte: revista boa forma, edição 256/ago 2008.