2º dia: ESTIVA/MG a BOM REPOUSO/MG – 25 QUILÔMETROS
“Porque nunca é tarde, e o tempo só acaba quando a vida termina. E até esse momento, sempre existe a possibilidade para tudo.”
O céu verteu água a noite toda e quando partimos às 5 h, depois de ingerir o maravilhoso café da manhã que, gentilmente, a dona Zezé nos preparou, ainda garoava, porém, logo a intempérie cessou.
Os primeiros passos foram trilhados em meio a excelsa natureza, contudo por uma estrada onde o piso se encontrava liso e embarreado, face às chuvas torrenciais vertidas na madrugada.
Sob um céu plúmbeo e ameaçador, depois de percorrer 7.500 metros, sempre em meio a inúmeras chácaras e grandes fazendas, onde o forte eram os milharais, cafezais e gado leiteiro, acabamos por sair na rodovia que liga Estiva à cidade de Bom Repouso, então, giramos à direita e prosseguimos em aclive.
Mil metros acima, nós deixamos o piso asfáltico e acessamos uma estrada de terra à direita, que seguiu em forte ascenso, por uma estrada extremamente enlameada que, em seu ápice, localizado a 1.100 m de altura, no levou a retornar à rodovia, onde seguimos ainda por mais 3 perigosos quilômetros, pois essa via, como é comum em MG, não contém acostamento.
Então, finalmente, no 14º quilômetro nós adentramos à direita e prosseguimos definitivamente sobre terra, por larga e ascendente estrada, cortando inúmeras plantações de morango e bairros periféricos, num trajeto tranquilo, silencioso e arejado, no entanto, sempre sob intermitente garoa.
Já em zona urbana, acessamos um caminho empedrado e fomos visitar a imagem de Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro dos Bentos, sendo que o pedestal onde ela se encontra é o terceiro maior do mundo já erigido em sua homenagem, pois possuí 20 metros de altura, e se localiza ao lado de um Santuário Mariano.
Ele foi inteiramente edificado em argamassa, equivale a um prédio de seis andares e se encontra a 1.410 metros de altitude.
A iniciativa veio de uma moradora local muito devota de Nossa Senhora das Graças, e a construção foi realizada com a ajuda de toda a população e da Prefeitura Municipal, com o intuito de atrair turistas para a cidade, e segundo a municipalidade, o santuário recebe, em média, 40.000 visitantes por ano.
No alicerce da imagem há uma lojinha, onde os turistas e romeiros encontram orações de Nossa Senhora das Graças com folders, santinhos, adesivos, chaveiros religiosos em geral e um pequeno espaço com fotos de pessoas que fizeram seus pedidos e promessas e foram abençoadas, recebendo graças da santa, sendo que os visitantes também podem visitar a capela ao lado e deixar seus pedidos e ofertas a Nossa Senhora das Graças.
Algumas fotos do percurso desse dia: