3º dia: SERRA NEGRA/SP a ÁGUAS DE LINDOIA/SP – 27 QUILÔMETROS
Solitário, deixei o local de pernoite às 5h30, me persignei, pedi proteção ao Criador e iniciei a jornada do dia, temperatura na casa dos 15°C.
Três quilômetros percorridos por ruas planas e iluminadas, obedecendo à sinalização, girei à direita, acessei uma larga estrada cujo piso, logo acima, passou a ser de terra e seguiu em forte ascenso, ladeado por uma paisagem belíssima que ia se descortinando pelo lado direito, enquanto o dia lentamente clareava.
Depois, passei a caminhar pelo topo do Morro do Mosquito, num trajeto arejado e extremamente belo, que contempla alguns ascensos e descensos exigentes, até que, no 11º quilômetro eu atingi o ponto de maior altimetria da etapa, situado a 1.116 m de altura, de onde eu detinha uma visão maravilhosa dos arredores e um horizonte sem fim.
Então, ultrapassada a divisa dos municípios de Serra Negra e Lindoia, em meio a muitos cafezais, já sobre piso asfáltico, principiei a descender com ímpeto pelos próximos 4 km e, percorridos 15 km, fiz uma pausa na área central da cidade de Lindoia para fotografar sua igreja matriz, cuja padroeira é Nossa Senhora das Brotas.
Após ingerir um copo de espesso café numa padaria local, retemperado, segui adiante e por uma ponte ultrapassei o rio do Peixe, ainda em zona urbana, porém, logo voltei a pisar sobre terra, numa estrada ascendente e plena de buracos e erosões, que fui vencendo com muita atenção e cuidado, pois essa trilha apresenta a dificuldade mor dessa etapa, onde o aclive é íngreme e extremamente deserto.
Sobrepujados 2 km em ríspido ascenso e já no topo do morro, encontrei uma solitária igrejinha, onde pude descansar, recuperar o fôlego e externar orações.
Prosseguindo, ultrapassei uma porteira, fleti 90º à direita e prossegui caminhando um bom tempo por um pasto ermo, depois, mais abaixo, desaguei numa estrada municipal onde girei novamente à direita e logo cheguei em zona urbana.
O roteiro seguiu até o Portal da cidade de Águas de Lindoia, depois prosseguiu em brusca ascendência, à direita, em direção ao Morro do Cruzeiro; posteriormente, descendeu bruscamente e após breve giro à esquerda, a etapa se encerrou diante da belíssima igreja matriz da cidade, cujo padroeiro é o Senhor Cristo Rei, onde cheguei extremamente exaurido.
AVALIAÇÃO PESSOAL: Sobre a jornada desse dia, diria que ela é bastante exigente, mormente, pelo trecho a ser percorrido em íngreme ascendência após a passagem pela cidade de Lindoia. Talvez a divisão dessa etapa em 2 trechos seja o ideal às pessoas que não se sintam preparadas para enfrentar ladeiras alcantiladas e descensos arriscados.
No Wikiloc, acesse: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/3-d-serra-negra-a-aguas-de-lindoia-67120801
Algumas fotos do trajeto desse dia: