Do lado esquerdo da estrada fica a sede da Associação que administra e protege esse dinâmico bairro pedreirense.
Segundo a história, a área do loteamento era parte da enorme fazenda de posse da família do Sr. Basílio Vieira de Godoy que foi desmembrada em praticamente toda a sua extensão, bem como as outras áreas ao redor da antiga Represa Bayton, atualmente, Represa Jaguari, atualmente, de posse da CPFL.
Em 1975 nasceram os Loteamentos Jardim Náutico Represa, destacado da Fazenda Jaguary, e Sítio Represa, destacado da Fazenda Pelton / Vilela.
A Associação Jardins Náutico Represa foi fundada em maio de 1997, inicialmente, em razão da ausência de segurança então existente na região onde se localizam os loteamentos, pertencentes ao município de Pedreira, distante a 12 quilômetros do centro da cidade.
Assim, a Associação nasceu para viabilizar a segurança dos moradores desses loteamentos e, por se localizar em uma APA, foi incluído em seus objetivos, também, a preocupação ambiental em relação a Represa Jaguari, pertencente a CPFL, a qual confrontam os citados loteamentos.
No entanto, diante da carência social e cultural de vários moradores locais e da região, a Associação começou a expandir seu campo de atuação, o que culminou em uma vasta quantidade de eventos culturais e de cunho eminentemente sociais, saúde e educação, extrapolando os próprios limites dos Loteamentos Jardim Náutico Represa e Sítio Represa, até mesmo seus objetivos primordiais, o que levou a uma reforma estatutária promovida em 08 de janeiro de 2005, impingindo a Associação, além de outros, um caráter de proteção ambiental.
Então, seguindo em frente, percorridos 7 quilômetros, numa bifurcação, tomamos à esquerda, em direção a Pedreira, pois à direita, o caminho segue para o bairro Areia Branca e, posteriormente, à cidade de Amparo/SP