1º dia: PARAISÓPOLIS/MG a LUMINOSA/MG – 24 quilômetros
"O destino não é questão de oportunidade. É uma questão de escolha. Não é algo a ser esperado, é algo a ser alcançado." (William Jennings Brya)
"O destino não é questão de oportunidade. É uma questão de escolha. Não é algo a ser esperado, é algo a ser alcançado." (William Jennings Brya)
Esta etapa era minha velha conhecida e não apresenta grandes acidentes altimétricos, evidentemente, em se tratando do Caminho da Fé.
Saída às 6 h, depois de ingerir farto café da manhã, que a Jandira, Gerente da Pousada, me disponibilizou às 5 h 30 min.
O dia estava frio, temperatura ao redor de 14 graus, extremamente agradável para caminhar.
Os primeiros 4 quilômetros, praticamente, todo ele percorrido em zona urbana, me levou a transitar sobre piso asfáltico, enquanto o dia lentamente clareava.
Depois, adentrei numa estrada de terra, situada do lado direito da rodovia que liga São Bento do Sapucaí/SP a Brasópolis/MG.
O trecho sequente, todo plano, me levou, depois de percorrer 12 quilômetros, ao início da serra do Cantagalo, que venci em bom ritmo.
Às 9 horas eu adentrei ao bairro Cantagalo e ali fiz um pausa para descanso e hidratação na Pousada e Restaurante do Jucemar.
Aproveitei a ocasião, também, para carimbar minha Credencial Peregrina.
Infelizmente, seu proprietário se encontrava ausente a trabalho, no entanto, fui muito bem atendido por seu genitor, o Sr. Paulo, a quem agradeço a hospitalidade.
Prosseguindo depois de vencer mais 3 quilômetros, em lenta aclividade, deixei o Estado de São Paulo e adentrei no de Minas Gerais.
E após percorrer mais 3 quilômetros em ríspido descenso, aportei a Luminosa/MG, local onde me hospedei nesse dia.
Algumas fotos dessa etapa:
Pedindo a benção da Mãe Aparecida, na Pousada da Praça, em Paraisópolis/MG.
Caminho plano, céu azul, dia belíssimo!
Frondosa árvore, que sempre fotografo quando por aí passo. Ao fundo, de verde, a igreja de Santo Antônio.
Início de forte descenso, em meio a muito verde.
Igrejinha situada do bairro do Cantagalo.
Integralmente solitário na trilha, hora de comemorar.
A penúltima curva... quase chegando!
Ao fundo, a Igreja matriz de Luminosa/MG.
RESUMO DO DIA - Tempo gasto, computado desde a Pousada da Praça, em Paraisópolis/MG, até a Pousada de Dona Ditinha, em Luminosa/MG: 5 h 30 min.
Pernoite: Pousada Caminho da Fé, de Dona Ditinha: Excelente! – Apartamento, com café da manhã e mais 2 refeições - Preço: R$85,00.
AVALIAÇÃO PESSOAL – Uma etapa tranquila, quase toda plana, à exceção da forte aclividade a ser enfrentada na serra do Cantagalo, além do desenfreado descenso até Luminosa. Porém, sempre em meio a exuberantes paisagens, rodeadas de muito verde. No geral, uma das jornadas mais fáceis e belas que enfrentei em Caminhos. Não se esquecendo de ressaltar o especial acolhimento que o peregrino recebe em Luminosa, na Pousada de Dona Ditinha.