2º dia: MARIA DA FÉ/MG a ITAJUBÁ/MG – 34 QUILÔMETROS
A jornada seria longa, assim, partimos às 5 h, após tomar o café da manhã que o hotel nos disponibilizou com antecedência.
Depois de atravessar alguns bairros periféricos, acessamos uma larga estrada de terra levemente ascendente e bastante úmida, em alguns trechos, que nos levou a transitar entre cafezais e fazendas de criação de gado.
Sem grandes dificuldades, no 6º quilômetro atingimos 1.410 m de altura, o ponto de maior altimetria nessa jornada.
Então, já em declive, no 8º quilômetro, fletimos à esquerda, em direção ao bairro Lagoa, que pertence ao município de Pedralva/MG, e logo chegamos ao Santuário de Nossa Senhora Mãe Navegante, um lugar bastante famoso na região, onde ELA apareceu há 30 anos, e um pouco de sua história poderá ser conhecida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0IviqakgazI
Ali, após profícua visita ao templo, que disponibiliza água benta em torneiras existentes em seu interior, fizemos uma pausa numa padaria para ingerir um copo de café, bem como para carimbar nossa credencial peregrina.
O trecho sequente extremamente deserto e agradável, nos levou, depois de caminharmos mais 6 quilômetros entre propriedades rurais, ladeados por paisagens de rara plasticidade e já em leve descenso, até a estação ferroviária do Pedrão, hoje em ruínas.
Nos arredores há um bem cuidado bairro onde, num bar, fizemos uma pausa para hidratação, ingestão de frutas e descanso.
Seguindo adiante, logo fletimos, radicalmente, à direita e passamos a descender com forte intensidade, até que a estrada se aplainou e prosseguimos adiante, por locais situados entre grandes fazendas de criação de gado.
No 24º quilômetro, numa bifurcação, giramos à esquerda e caminhamos por mais 5 km, até nos enlaçarmos com a rodovia BR-383, que provém de Maria da Fé, por onde seguimos no sentido contrário ao fluxo de veículos.
Então, restando 2 km para chegar ao destino, nós fletimos à direita, prosseguimos sobre piso duro e, após vencer o duro ascenso final, aportamos ao Santuário de Nossa Senhora da Agonia, situado no topo de um monte, onde encerramos nossa jornada.
Após cumprimentos mútuos pela conclusão a bom termo de nossa peregrinação, adentramos ao belíssimo templo para orações, agradecimentos e fotos.
Depois, gratificados, coração em júbilo, tomamos um táxi e seguimos para o local de pernoite.
RESUMO DO DIA - Clima: fresco no início, depois ensolarado, com temperatura variando entre 13 e 25 graus.
Pernoite no Hotel Oriente – Apartamento individual excelente! – Preço: R$90,00
Almoço no Restaurante Carvão e Lenha: Excelente! – Preço: R$30,00, pode-se comer à vontade no Self-Service.
IMPRESSÃO PESSOAL – Uma jornada de grande extensão, porém, de muita plasticidade, ermosidade e silêncio, em seus primeiros 20 quilômetros. Infelizmente, a parte final situada nos arredores da grande cidade de Itajubá se mostrou agitada e barulhenta, porém, a alegria auferida por concluir a etapa no belíssimo Santuário da Agonia compensou qualquer desconforto. Uma sugestão aos peregrinos refratários a caminhar longas distâncias seria a divisão desse percurso, pois existe a possibilidade de pernoite no bairro São João, situado no 20º quilômetro do itinerário desse dia.