O distrito de Joaquim Egídio, situado na zona rural de Campinas, é bastante conhecido por sua vida pacata e arquitetura colonial, mas, também e principalmente, por sua exuberante natureza e clima de cidade pequena, com trilhas, cachoeiras e muito verde, que convida todos a se movimentar em seu entorno.
Por sinal, os benefícios das atividades físicas regulares para a saúde são amplamente divulgados e conhecidos da população em geral, mas a distância entre assimilar a teoria e levá-la à prática ainda é grande.
O sedentarismo, todos sabemos, está relacionado aos principais fatores de risco para obesidade, diabetes, problemas cardíacos e doenças renais crônicas, enquanto que caminhar faz bem ao coração, rins, aumenta o bem-estar e ajuda a prevenir várias doenças.
Porém, há pessoas que vão "empurrando com a barriga" a decisão de sair do sofá e se colocar em movimento, e que acaba engrossando as estatísticas de mazelas associadas à inatividade.
Graças ao bom Deus este não é o meu caso, de forma que resolvi afrontar solitário a famosa Trilha do Rio Jaguari, um percurso de razoável extensão e dificuldades, contudo, de expressiva e inesquecível beleza, como abaixo descrevo:
SOBRE O DISTRITO DE JOAQUIM EGÍDIO
Dos quatro distritos de Campinas, Joaquim Egídio é o mais distante e rural deles, possui inúmeras belezas naturais, fazendas de mais de um século e várias trilhas para ecoturismo, passeios de bike, motos e jeeps, tornando o local muito frequentado nos finais de semana, em suma, um lugar com boas opções de lazer, turismo e gastronomia.
Sousas e Joaquim Egídio são dois distritos da cidade de Campinas com aproximadamente 222 quilômetros quadrados de extensão, fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas, área de maior concentração de matas naturais e águas, com 60% da Mata Atlântica remanescente e de vegetação rara, típica de ambientes rochosos.
Localizado a cerca de 15 km do centro da cidade, é o distrito mais distante de Campinas, estabelece limites com os municípios de Morungaba, Pedreira e Valinhos.
Seu nome é em homenagem a Joaquim Egídio de Sousa Aranha, marquês de Três Rios.