Entre os dias 16 e 23 de agosto, tive a oportunidade de percorrer, novamente, uma parte do Caminho de Fé, isto porque premido pelo fator tempo, desta vez parti da cidade de Ouro Fino/MG.
Ainda assim, entre a apreensão da aventura e a comoção da chegada, o caminho me premiou com momentos, motivos e ingredientes que impregnaram minha alma de indeléveis lembranças.
Nesse sentido, se é correto afirmar que quem caminha deixa pegadas na estrada, mais límpido ainda é declarar ser o caminho que oportuniza momentos inapagáveis naquele que o realiza.
Sobre sentimentos e emoções nada comentarei, posto que é uma experiência personalíssima e cada um faz a sua.
Ressaltaria, contudo, que há dois bons motivos a tornar o Caminho da Fé diferente e especial, vez que a rudeza de seu traçado é amplamente superada por sua beleza: assim, caminhar e contemplar tornam-se verbos sinônimos.
Ainda, a saudação que a todos é devida e dirigida (“Bom Caminho” é o que se deseja e a ninguém se nega), faz desse itinerário um espaço ímpar de fraternidade.
Além disso, há alguns elementos que tonificam a consistência da peregrinação e se tornam indispensáveis para alguém sair a andejar: a fé (sempre é um forte estímulo); a gratidão a Deus pela vida (foi minha grande inspiração); a ousadia e a coragem (afrontar 222 quilômetros de ascensos e declives, sempre é desafiador); a entreajuda (os momentos de congraçamento, reflexão e outros de introspecção); a superação (por vezes, não são as pernas que caminham, mas a cabeça, fazendo com que a motivação suplante o cansaço).
E conquanto eu tenha preferido, quase sempre, seguir solitário, enfatizo que a caminhada em grupo é um dos eventos que mais reforça laços e alicerça o companheirismo, pois como bem reza o provérbio chinês: “Ao lado do teu amigo, nenhuma jornada será longa demais!”
À medida que se palmilha o trajeto, tem-se a sensação de que fazê-lo é renunciar ao cotidiano e adentrar em outro mundo paralelo que, aos poucos, passa a ser também o nosso.
Por isso, ousaria afirmar que ninguém regressa imune ao seu lar depois vivenciar tão singular experiência.
Este é o Caminho da Fé, que sempre nos mimoseia com doces surpresas, gratificantes amizades e inesquecíveis recordações!
Bom Caminho a todos!
Agosto/2021