Joaquim Egídio é um distrito assentado em uma região de beleza natural ímpar e localizado muito próxima de sua sede.
Um local apropriado para a prática de atividades esportivas como “mountain bike”, motociclismo, cavalgada, caminhadas e, até ou mesmo, um simples culto à natureza.
Diante de tantas estradas de terra que cortam as propriedades e serras da região, encontra-se o Pico das Cabras e a Fazenda Bonfim, logradouros emblemáticos, famosos e antiquíssimos, que fazem parte da história de Campinas.
Para visualizar tais locais “in-loco”, fui caminhar por essas veredas e um pouco do que vi e senti na trilha, conto abaixo:
Nem só de indústrias e empresas de tecnologia vive Campinas, pois há programas bem bacanas para ser feito na maior cidade do interior paulista.
As construções históricas, as ruas de paralelepípedo e o cenário de montanhas dos distritos mais turísticos de Campinas atraem uma multidão de famílias nos fins de semana.
Para chegar lá é só pegar a Avenida Doutor Moraes Sales, atravessar a Rodovia D. Pedro I e seguir em frente.
Entre as atrações das estradas e trilhas de Joaquim Egídio estão fazendas deslumbrantes, como a histórica Fazenda Santa Maria ou a Fazenda Bonfim, tesouros arquitetônicos como a Usina Salto Grande, uma das primeiras hidrelétricas do país, ou o Bar da Cachoeira, com decoração bucólica e frequentado por praticantes de motocross, jipeiros e, claro, pessoas fazendo trilhas de mountain bike.
E essa região do interior de São Paulo também é privilegiada pelas paisagens, com relevo único e mata protegida pela Área de Proteção Ambiental-APA de Sousas e Joaquim Egídio.