Cambuquira é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas e sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. O turismo é uma importante fonte de renda da cidade, desde meados do século XIX, uma vez há notícias de que, já em 1780, doentes sentiam os efeitos milagrosos das águas minerais de Cambuquira. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca. Ela foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada - na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte. Os principais atrativos locais são: o Parque das Águas, com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio); as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade); e o Pico do Piripau, a 1.300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta. Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação. Possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários. População: 13.300 habitantes – Altitude: 950 m
RESUMO DO DIA - Pernoite no Hotel Cambuquira – Apartamento individual bom – Preço: R$50,00
Almoço no restaurante do próprio hotel: Excelente! – Preço: R$43,90 o kg no sistema Self-Service.
IMPRESSÃO PESSOAL – Uma jornada de grande extensão, mas sem maiores dificuldades altimétricas. No percurso encontrei muitos cafezais e algumas áreas de pastagem. Também atravessei diversos trechos silenciosos e sombreados, um bálsamo para o peregrino. A reclamar apenas do calor e poeira reinantes, pois a estiagem grassava na região há meses.
2º dia: CAMBUQUIRA a LAMBARI – 24 QUILÔMETROS
“Na caminhada da vida, é preciso estar atento para todos os perigos, mas também deixar o coração aberto para tudo de bom que há de vir.” (Mariana Gil)
Partimos cedo, a Shirley e eu, sob céu nublado e forte neblina, pois havia garoado na noite anterior, assim, o clima se mantinha hidratado e ideal para caminhar.
Após transitar por alguns bairros periféricos, acessamos uma estrada de terra e percorridos 3.400 m acabamos por desaguar na MG-167, que provem de Três Corações, então, giramos à esquerda e prosseguimos caminhando pelo acostamento da rodovia.
Mil metros adiante, num trevo, giramos à direita e prosseguimos pelo acostamento da rodovia MG-267, num trajeto extremamente perigoso, pois havia um massivo trânsito de carros e, principalmente, de caminhões.
Finalmente, percorridos 7 quilômetros tensos e preocupantes, adentramos à esquerda e acessamos uma larga e plana estrada de terra, por onde seguimos aliviados, entre pastagens, cafezais e laranjais.
O trajeto seguiu plano, silencioso e, face ao piso socado, caminhamos em bom ritmo até o 13º quilômetro, quando passamos a ascender pela mítica serra de Lambari.
Esse intermeio mesclou aclives fortes com patamares fáceis, onde aproveitámos para colocar nossa respiração em ordem.
Infelizmente a serra fora assolada por um grande incêndio na tarde anterior, então, no 17º quilômetro, quando atingimos o cume, situado a 1.400 m de altitude, encontramos tudo arrasado pelo fogo que, em alguns locais, ainda se mantinha ativo, com forte cortina de fumaça.
Foi um trecho que percorremos com imensa tristeza, face à desolação reinante no entorno.
Depois, principiamos a descender com violência e no 22º quilômetro adentramos em zona urbana, seguindo, então, calmamente, até o nosso local de pernoite.
À tarde, após o almoço, fomos visitar o Parque das Águas, o principal ponto turístico da cidade, onde brotam seis fontes de águas minerais gasosas naturais e piscinas, utilizadas em tratamentos medicinais para a pele, rins vesícula, estômago, fígado e intestino.
Distante 400 metros dali fica outro atrativo para quem gosta de passeios aquáticos e contato com a natureza: o Lago Guanabara, onde vale a pena conhecer o Palácio do Cassino e o maior exemplar conhecido de Bougainvillea do mundo, popularmente chamado de “Primavera”, que virou uma frondosa árvore de 18 metros de altura.
Algumas fotos do percurso desse dia: