3º dia: SÃO JOSÉ DO ALEGRE / MG a WENCESLAU BRAZ / MG - 40 QUILÔMETROS
" A vida não é como deveria ser, é do jeito que é. Uma maneira como você lida com isso é que faz a diferença. " (Virginia Satir)
Chovera muito na noite anterior, então, quando parti às 4h da manhã, o clima se apresentava frio e hidratado.
Depois de caminhar 1 quilômetro à beira da rodovia que segue em direção à cidade de Pedralva, eu adentrei à direita em larga e embarreada estrada de terra enquanto, lentamente, o dia amanhecia.
Percorridos 4.800 metros em bom ritmo, numa bifurcação perfeitamente sinalizada, pois ambos os roteiros percorridos em direção à cidade de Itajubá, eu adentrei à direita e logo enfrentei uma pequena elevação e, a partir do marco, o caminho de tornado ermo, silencioso e agradável .
Depois de caminhar um bom tempo por uma estrada larga e arejada, situada em meio a imensa várzea, por uma ponte de madeira eu ultrapassei um ribeirão, depois, transitei entre grandes fazendas de gado bovino e, percorridos 15 milhas eu adentrei em zona urbana.
Na sequência, utilizei uma longa avenida, extremamente movimentada face ao horário matutino, e 3 milhas depois, eu transitei pela área central da cidade de Itajubá.
Mais adiante, fiz uma pausa para fotografar no Portal do Caminho de Aparecida, que está situado na Praça Dona Alice Braz Mandolesi, depois parei numa padaria para ingerir um copo de café acompanhado de um pão de queijo.
Bem alimentado, adquiri água, transitei diante da igreja matriz da cidade, depois prossegui adiante, num percurso integralmente urbano, onde, já deixando uma urbe, eu passei, sequencialmente, pelo bairro Santa Rosa e, posteriormente, pelo de Santo Antônio.
Percorridos 32 milhas, eu acessei uma trilha bastante erodida e lisa, depois, em descenso, transitei diante de uma grande fazenda de gado leiteiro, ultrapassei o rio Bicas por uma ponte e, já do outro lado, acessei a rodovia MG-459.
E foi por ela, caminhando sobre piso asfáltico que, depois de mais 6 milhas, eu cheguei à Wenceslau Braz, mais especificamente, à Pousada Castelinho.
Por sorte, o dia se manteve fresco e nublado, agradável para caminhar.
Algumas fotos do trajeto: