Tal “revelação” permaneceu latente em sua memória a lhe atazanar, de forma que 15 dias depois ele deu conhecimento a alguns amigos de sua ideia, logo apoiada por todos.
Teve início, então, a fase de pesquisas, levantamentos topográficos, mensurações quilométricas, identificação de locais para pernoite dos peregrinos, enfim, lentamente, o trajeto foi tomando forma, culminando com sua definição, demarcação e sinalização em maio de 2019, evento em que contou com o auxílio de vários voluntários.
Nesse interregno, foram muitas as viagens, reuniões com as prefeituras das cidades que fazem parte do percurso e, principalmente, o envolvimento das comunidades por onde discorre esse itinerário.
Finalmente, a coroar tão árduo esforço, o Caminho de Nhã Chica foi solenemente inaugurado em 14/06/2019 e no dia seguinte teve início a “Caminhada Inaugural” nesse traçado, com 13 peregrinos, que culminou, 10 dias depois, com a feliz chegada do grupo ao Santuário de Nhá Chica, em Baependi/MG.
Os "pioneiros" que “batizaram” esse Roteiro foram: 01- ERALDO, 02- ZÉ RICARDO, 03- ZÉ VALMEI, 04- OSWALDINHO, 05- ILSON, 06- SÔNIA, 01, 07- SÔNIA LIGABON, 08- IVAIR, 09- ROGÉRIO, 10- JOAQUIM, 11- PERDIZ, 12- JEANETE e 13- SOTELLO.
Impossível não demonstrar ao Eraldo minha emotividade, admiração e veneração por tão nobre gesto: o da criação desse fantástico roteiro religioso que eu iniciaria no dia sequente.
Atualmente, a cidade de Baependi tem atraído muitos peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como Igreja de Nhá Chica, considerada um patrimônio espiritual da cidade.
A religiosidade tem destaque, dando foco a Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada de NHÁ CHICA, filha de mãe escrava e, supostamente, senhor branco.
Perdeu sua mãe aos dez anos de idade, e teve que enfrentar a vida junto com seu irmão de 12 anos, sob os cuidados de Nossa Senhora.
Era analfabeta, não aprendeu a ler e escrever, e das escrituras sagradas ela só conheceu, porque alguém ia ler para ela e, mesmo assim, ela detinha grande sabedoria.