2º dia: LUMINOSA/MG a CAMPOS DO JORDÃO/SP – 38 quilômetros
“Nunca estará só quem sabe estar consigo mesmo.” (Marguerite Yourcenar)
“Nunca estará só quem sabe estar consigo mesmo.” (Marguerite Yourcenar)
Como a grande maioria dos peregrinos que transita por Luminosa, na sequência, meu destino sempre foi em direção à Pousada de Dona Inês para, depois, enfrentar a terrível serra do “Quebra-Perna”.
Ocorre que, tempos atrás, quando pernoitei na Pousada de Dona Ditinha, o Sr. Nilton, seu marido, me contou que existem caminhantes e ciclistas que não se sentem preparados para enfrentar a rispidez desse trajeto.
Então, alguns optam por um roteiro alternativo: a estrada de terra que liga Luminosa a Campos do Jordão, utilizada por veículos, em qualquer época do ano, embora essa variante acresça 2 quilômetros ao percurso global dessa etapa.
Curioso e desejoso em desvendar novos traçados, resolvi conhecer esse traçado opcional, já sabendo de antemão que, ao contrário do caminho oficial, eu não contaria com setas para me guiar e nem locais de apoio a me oferecer água ou alimentação.
A saída seu deu às 6 horas, depois de ingerir lauto café da manhã, preparado por dona Ditinha.
Então, eu retornei sobre os passos que dera no dia anterior, até a saída da vila e ali girei à esquerda, e segui adiante, indefinidamente.
Sem dúvida, esse caminho não guarda muita semelhança com o roteiro oficial do Caminho da Fé, embora o ascenso seja perene e em lenta, mas constante aclividade.
De fato, não há escarpas íngremes e escorregadias como no outro, apenas uma inclinação contínua e parcimoniosa.
Também, encontrei muita sombra no trajeto, o que muito me auxiliou no deslocamento, morro acima.
No geral, apreciei muito o percurso e não encontrei problemas quanto ao rumo a seguir, pois, nas eventuais bifurcações existentes, eu sempre atinava para a placa que indicava o rumo de Campos do Jordão.
Percorridos 14 quilômetros em bom ritmo, eu desaguei na rodovia SP-122, onde girei à esquerda e caminhados mais 1.000 metros, reencontrei o roteiro oficial.
A partir dali foi só seguir as flechas amarelas até Campos do Jordão, percurso que reprisei pela 7ª vez.
Algumas fotos dessa etapa:
Início do caminho; por ora, tudo plano.
Esse roteiro alternativo também oferece muitas sombras.
O sol já saiu.. paisagens bucólicas.
Ao longe e abaixo, a derradeira visão de Luminosa/MG.
A famosa "Casa das Latas", situada no bairro Campista/SP.
RESUMO DO DIA: Tempo gasto, computado desde a Pousada Caminho da Fé, de Dona Ditinha, em Luminosa/MG, até o Campos do Jordão Hostel, em Campos do Jordão/SP: 8 h 30 min.
Pernoite no Hostel de Campos do Jordão - Apartamento individual excelente! Preço: R$90,00!
Almoço no Sergio's Restaurante - Ótimo! – Preço: R$39,90 o kg, no sistema self-service.
IMPRESSÃO PESSOAL: Uma etapa de grande extensão e duríssima, mormente se você estiver carregando uma mochila com 8 quilos nas costas, como eu, durante todo o trajeto. Entretanto, transita-se por locais belíssimos, extremamente arborizados e quase sempre sobre piso em terra. Dessa feita, conheci uma nova variante para a primeira parte do trajeto e não me arrependi, aliás, o recomendo para aqueles menos afeitos a aclives ríspidos. No geral, um dos percursos mais difíceis dentre todos os que cumpri no Caminho, pela extrema variação altimétrica que necessita ser sobrepujada durante o trajeto.