Sobre a “Etapa Translatio”
Segundo se sabe 99% dos peregrinos nesta etapa optam pela travessia de barco, em vez de percorrer os 34 quilômetros a pé, até Pontecesures.
Se, no entanto, o peregrino quiser mesmo caminhar, deve se lembrar que a sinalização existente (setas amarelas) nesse trecho específico é bastante escassa.
Se a decisão for mesmo nesse sentido, a sequência é: [0.0km] - Albergue de Peregrinos de Vilanova de Arousa / [4.7km] - Rial / [9.5km] - Vilagarcia de Arousa / [12.6km] - Carril / [17.0km] - Bamio / [19.1km] - O Rancho / [21,5km] - Catoira / [26,4km] - Vilar / [34,2km] – Pontecesures.
O tamanho do barco varia consoante o número de passageiros: o menor leva entre 7 a 9, a lancha, cerca de 20, e o barco maior, tem capacidade para transportar grupos numerosos.
O valor do bilhete é de 19 Euros e deve ser adquirido no albergue de Vilanova de Arousa, sendo que o passeio dura, aproximadamente, 1 h 30 min.
Nesse percurso, vive-se a experiência única de fazer uma etapa do caminho por mar, rememorando a viagem dos restos do Apóstolo Santiago.
Trata-se da única Via Crucis marítimo-fluvial do mundo!
Durante a viagem o comandante faz 2 ou 3 pequenas paradas para explicar um pouco sobre a vinculação da Ria na relação com São Tiago, sua importância econômica e aquilo que se irá ver ao longo da travessia.
Se necessário for, o barco faz 2 viagens ao dia (uma de manhã, outra à tarde), dependendo do horário da maré alta.
Se você tiver urgência de chegar a Santiago, poderá pedir à Hospitaleira em Armenteira para verificar a que horas parte o barco no dia seguinte.
Se houver número suficiente de passageiros, o barco poderá efetuar a travessia no dia seguinte à tarde, ou seja, você não precisará pernoitar em Vilanova de Arousa, o que não é algo a evitar pois, além de seu excelente albergue, a vila é simpática e tranquila.
Caso contrário, pela manhã haverá barco até Pontecesures e, havendo tempo, o peregrino poderá seguir até Santiago (26 quilômetros) ou fazer uma etapa intermédia até Teo (13 quilômetros).