Home‎ > ‎Cam. da Fé "Sentimental"‎ > ‎

4º dia: POUSADA DOIS LEÕES a APARECIDA: 25 quilômetros


4º dia: POUSADA DOIS LEÕES a APARECIDA: 25 quilômetros 

Lute. Acredite. Conquiste. Perca. Deseje. Espere. Alcance. Invada. Caia. Seja tudo o quiser ser, mas acima de tudo, seja você sempre.” 


Quadro existente na sala da Pousada Dois Leões. Muito inspirador!

A jornada seria curta e, salvo pequena elevação a ser sobrepujada no início, integralmente plana.

Havia chovido a noite toda, contudo, quando me levantei às 3 h a tormenta deu uma trégua e, após providencial café da manhã, pude partir às 5 h, já sem chuva.

No entanto, por esmero, coloquei a capa na mochila e deixei a outra, pessoal, em local de fácil acesso, pois havia promessa do céu verter água mais tarde.

Nos primeiros seis quilômetros, feitos por uma estrada silenciosa, situada entre frondosos bosques de reflorestamento de eucaliptos, utilizei minha lanterna para desvendar o destino e aproveitei esse trecho ermo para colocar minhas orações matinais em dia.

Mais tarde, com o dia clareando, pude observar que eu caminhava entre grandes fazendas de gado leiteiro, onde o som de bezerros mugindo e galos cantando era uma constante.

Depois de caminhar, aproximadamente, 8 quilômetros, adentrei no caminho que procede da Estrada de Pedrinhas e, a partir dali, o trajeto final se mostrou único para todos os peregrinos.

E, sem maiores intercorrências físicas, aportei na Casa da Mãe Maria, com tempo para visitação e orações na Basílica de Aparecida.

Depois de reconfortador banho, pude assistir à missa das 10 h 30 min.

Na sequência, após lauto e merecido almoço, adentrei num ônibus e, à noite, sob as bençãos divinas, aportei em meu “Lar Doce Lar”. 

ALGUMAS FOTOS DO PERCURSO DESSE DIA:


Estrada deserta e extremamente arborizada, em seu primeiro trecho.


Já em campo aberto, encontrei muita lama no caminho.


Grandes retões dão o tom nesse percurso final.


A fabulosa serra da Mantiqueira vai ficando à minha retaguarda.


O caminho prossegue vazio, bucólico e arejado.


Mais uma vez, momento da chegada, sob forte vibração!

RESUMO DO DIA - Tempo gasto, computado desde a Chácara Dois Leões (Pindamonhangaba/SP), até a Basília de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP: 4 h 34 min

Clima: Nublado e com chuviscos em alguns trechos, variando a temperatura entre 17 e 23 graus.

Hospedagem: Minoru's Hotel: Excelente! – Apartamento Individual, com café da manhã - Preço: R$100,00.


Para visualizar essa trilha, gravada no aplicativo Wikiloc, acesse: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/chacara-2-leoes-aparecida-23129726


AVALIAÇÃO PESSOAL: Uma etapa de curta extensão, trilhada sobre terra por 15 quilômetros, sendo os 10 quilômetros restantes sobre piso asfáltico, por locais perigosos e sem acostamento, que oprime e entristece o peregrino, acostumado a caminhar em bucólicas paisagens. Como de praxe, a passagem pela cidade de Potim deprime, sensivelmente, o caminhante, pelo barulho, sujeira, ausência de calçadas para pedestres, trânsito caótico, cães vadios, enfim, um tormento para o alegre andarilho que desfrutou do silêncio dos campos em sua jornada. O lenitivo para essa opressão, por sorte, está próximo: o templo Maior, dedicado a Mãe Aparecida, que a todos acolhe com fidalguia e afeição.


O trajeto desse dia, gravado no Wikiloc.