INFORMAÇÕES SOBRE O CAMINHO DO MAR

O Caminho do Mar é uma rota de peregrinação, totalmente, identificada e sinalizada com setas azuis e amarelas e, em alguns locais, com marcos, desde a porta da Igreja do Estoril (dedicada a Santo Antônio), a Fátima.

Eventualmente, após aportar em Fátima, se os peregrinos desejarem prosseguir até Santiago de Compostela, poderão utilizar o Caminho Central Português de Santiago (por Ansião) ou o Caminho Nascente (por Tomar).

Mais de 80% de seu percurso está situado longe das auto-viais nacionais, mas, em determinados trechos, percorrem-se estradas municipais asfaltadas, contudo, virtualmente, sem tráfego.

Seu trajeto é de rara beleza e você encontrará muitos momentos de contemplação e silêncio em todo o itinerário.

O Caminho do Mar está sinalizado desde o dia 27 de abril de 2013 e sua extensão, entre Estoril e Fátima, é de cerca de 207 quilômetros.

CAMINHO DO MAR

(Fonte: http://www.cnc.pt/artigo/3126)

Uma rota de preferência “off-road”, visando evitar o risco de tráfego e rodovias, mas, também, para que o caminho possa proporcionar aos peregrinos um ambiente mais contemplativo.

Obviamente, sempre cruzando locais que poderão fornecer apoio logístico.

Sobre o contexto histórico, como se sabe, o Caminho para Fátima tem cerca de 100 anos, contudo, o Caminho de Santiago tem mais de 1.000.

Baseamos a identificação deste percurso na tradição dos peregrinos que vieram de Lisboa, por terra ou mar, até Cascais, pernoitaram no convento de São Jerônimo na Penha Longa e continuaram por Sintra, Mafra, Torres Vedras, Caldas da Rainha, etc ....

Igreja de Santo Antônio, em Estoril, Portugal, oficialmente, o local de início do Caminho do Mar.

Há registros históricos sobre o assunto, e um dos conhecedores dessa tradição e realidade é o Prof. Vitor Manuel Adrião, historiador, que publicou livros sobre o tema, como “Santiago de Compostela - Mistérios da Rota Portuguesa”.

Inflexão para Fátima, é uma tradição dos últimos 100 anos, das pessoas que o caminho atravessa.

Mais uma prova de tradição e existência deste caminho, você encontrará numa imagem impressa na Credencial Peregrina fundada pela Arquidiocese de Santiago de Compostela.

Aproveito, ainda, para informar que já se encontra sinalizado do Caminho de Nazaré a Fátima, juntando os dois Santuários Marianos.