4º dia: TABATINGA a GAVIÃO PEIXOTO – 32 quilômetros

4º dia – TABATINGA a GAVIÃO PEIXOTO – 32 quilômetros

Mantenha o foco no objetivo, centralize a força para lutar e utilize a fé para vencer.” 


A jornada seria longa e a estiagem vivenciada na região estava me preocupando, de forma que visando agilizar meu deslocamento, deixei o local de pernoite às 5 h, atravessei dois bairros periféricos e logo estava pisando em terra.

Com minha potente lanterna acionada, pude verificar que caminhava entre canaviais, por uma estrada plana e levemente ascendente.

Quando o dia clareou, constatei que atravessava um planalto, onde havia uma grande plantação de milho, algo novo para mim nessa aventura de fé.

Sem maiores problemas, porque essa etapa, como as demais anteriores, está muito bem sinalizada, depois de percorrer 7 quilômetros, eu acessei uma rodovia vicinal asfaltada, que seguia na direção de Curupá, um distrito de Tabatinga.

Porém, 200 metros adiante, eu fleti à direita e prossegui em leve ascenso, sempre atravessando imensos canaviais e trilhando retões intermináveis, com ampla visão do horizonte, vez que na maioria dos locais a cana já havia sido colhida.

Nesse trecho não cruzei com pessoas ou veículos automotores, apenas ouvia e acompanhava o voo dos pássaros no céu.

Percorridos 13 quilômetros, por um túnel, eu atravessei sob a rodovia Deputado Victor Maida que liga Ibitinga a Araraquara, depois prossegui, ainda em terra, paralelo à essa via.

Porém, 1 quilômetro adiante, girei 90 graus à direita e por uma estrada reta e descendente, prossegui por mais 4 quilômetros, até adentrar em Nova Europa, minha primeira meta do dia.

Então, adentrei ao hotel MS, onde havia feito reserva, para deixar minha mochila.

Eu prosseguiria até Gavião Peixoto, 14 quilômetros à frente, contudo, como lá não há local para pernoite, eu retornaria até esse estabelecimento, posteriormente, para me alojar.

Antes de partir, porém, eu fiz uma pausa para me hidratar, ingerir um copo de café, depois, portando apenas água e frutas, reiniciei minha jornada.

Algumas fotos do percurso desse dia:

Ainda no escuro, passagem diante de um número mágico.

O dia, lentamente, amanhece..

Uma plantação de milho do lado direito.. raridade!

A sinalização (à esquerda) prossegue impecável!

Flores de São João, à esquerda.

Início de trecho aberto e arejado.

Início de trecho aberto e arejado.

Chegando em Nova Europa/SP.

As origens do povoamento do Cambuy remontam ao século XIX quando, em 1815, foi concedida uma sesmaria, nos sertões de Araraquara, ao Coronel Joaquim José Pinto de Moraes Leme.

Contudo, a colonização iniciou somente em 1906, quando o Governo do Estado adquiriu do Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto, um herdeiro do antigo sesmeiro, parte das terras para instalação dos núcleos coloniais de Nova Europa, Nova Pauliceia, e Gavião Peixoto.

Para atrair imigrantes, foram criados nesses núcleos vários incentivos tais como isenção de pagamento antecipado para aquisição de lotes e longos prazos de pagamento.

A Estrada de Ferro de Dourado que fazia em Ribeirão Bonito conexão com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, uniu estes núcleos em 1908, levando ao rápido escoamento da produção agrícola local.

O núcleo de Nova Europa, que foi assim denominado em homenagem aos imigrantes europeus, se destacou devido à alta produção de café, arroz, algodão, milho, e outros cereais.

População atual: 11 mil habitantes

Fonte: Wikipédia

A igreja matriz de Nova Europa/SP.

O interior da igreja matriz de Nova Europa/SP.

Gruta e pedestal para Nossa Senhora Aparecida, em Nova Europa/SP.

Eu atravessei a pequena povoação e logo estava caminhando ao lado da rodovia asfaltada, que liga Nova Europa a Gavião Peixoto que, além de não conter acostamento, apresentava expressivo trânsito de veículos naquela data, um sábado.

Fui ascendendo com muito cuidado e atenção, e depois de percorrer mais 3 quilômetros sofridos e perigosos, finalmente, adentrei à esquerda, numa estrada de terra plana e retilínea.

Nela, em ritmo constante e com ampla visão do horizonte, caminhei mais quase 4 quilômetros, num trajeto solitário, fresco e agradável.

Então, fleti à direita e descendi em linha reta por mais 3 quilômetros, até passar diante do cemitério existente no bairro de Vila Nova Pauliceia.

Ali eu girei à esquerda e enfrentei o único ascenso respeitável do dia, e embora o sol já estivesse crestante, o percurso ocorreu em uma estrada orlada por frondosas árvores, um bálsamo para o peregrino.

Já no topo da elevação, eu fiz um giro à esquerda, depois fleti 90 graus à direita e logo estava caminhando ao lado de uma avenida asfalta que, em franco descenso, me levou à praça central de Galvão Peixoto, minha meta final.

A igreja matriz da cidade estava fechada, de maneira que aproveitei a ocasião para fotografá-la pelo lado externo e depois de fazer um pequeno giro pela cidade, busquei informações e logo após liguei para o Tiago (fone: 16-981428756), um taxista da cidade que trabalha com preço do aplicativo Uber.

Logo o simpático jovem apareceu com seu veículo e 20 minutos mais tarde, eu estava defronte ao hotel MS, em Nova Europa, onde pernoitei nesse dia.

Algumas fotos do percurso desse dia:

Os retões prosseguem... sol aberto!

Extenso descenso à frente... Canaviais a perder de vista.

Muita areia nesse trecho.

Caminho aberto e em ascenso.

Chegando à cidade de Gavião Peixoto/SP.

O município de Gavião Peixoto está situado na região central do Estado de São Paulo e possui um ritmo de vida calmo.

O município dispõe de uma série de importantes belezas naturais, tais como diversas cachoeiras, o rio Jacaré Guaçu, muito utilizado para pesca e esportes de aventura, a Mata dos Macacos; também faz parte do arcabouço turístico do município as belezas históricas como a Igreja de Santo Antônio, a Antiga Estação Ferroviária e a imponente Usina Hidrelétrica, das dez mais antigas de todo o Estado de São Paulo.

Destaca-se também o Parque Ecológico, recentemente inaugurado, e foco de visitação devido a sua paisagem exuberante e reflexo da natureza.

O município aos poucos implantou importantes tradições festivas que tem agregado um grande número de pessoas das mais diversas localidades, sendo a mais tradicional a Festa Junina do Município, que, inclusive, foi apoiada nas últimas três edições pelo Ministério do Turismo, devido a sua grande importância regional.

A grande atividade econômica baseia-se no interior do Polo Aeroespacial, na qual se encontra situada uma unidade da Embraer, que gera fonte de negócios dos mais diversos e atrai pessoas de outras nacionalidades ao município.

Entende-se que o foco principal do turismo em Gavião Peixoto congrega diversos segmentos, tais como o Ecoturismo, o Turismo de Pesca, o Turismo de Aventura e o Turismo de Negócios.

Destes, seguramente, o Ecoturismo se perfaz de via principal devido a uma série de belezas naturais que o município possui, sem, contudo, destacar a importância do turismo de negócios, devido a própria proeminência da EMBRAER, ainda que o foco do desenvolvimento turístico concentre-se mais na exploração de visitação e experimentação das belas paisagens naturais do município.

População atual: 5 mil habitantes

Fonte: www.caminhodafé.com.br

A igreja matriz de Gavião Peixoto/SP.

A praça central de Gavião Peixoto / SP.

RESUMO DO DIA - Clima: Ensolarado, mas fresco, variando a temperatura entre 14 e 25 graus.

Pernoite: hotel MS - Cêntrico - Apartamento individual bom - Preço: R $ 70,00

Almoço: Restaurante Barril Europa - Excelente! - Preço: por R $ 19,99 pode-se comer à vontade no sistema de autoatendimento.

AVALIAÇÃO PESSOAL - Uma jornada de grande extensão, porém, salvo um pequeno ascenso que superei quase no final da jornada, toda plana. Como tônica, atravessei, novamente, imensos canaviais, num trajeto ermo, onde não há comércio ou habitações. Prevaleceram grandes retões, em alguns locais, plenos de areia no piso, onde tive dificuldades na locomoção. E como o hotel que havia em Gavião Peixoto fechou suas portas, preciso retornar à cidade de Nova Europa para o pernoite desse dia. No global, uma etapa de razoável dificuldade, mas superada sem maiores intercorrências.